Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

16/09/2014

Processo criativo: Atenção, Fuga e Movimento

Por Julia Picoli
Docente no curso de Moda da Feevale e consultora de produto de Moda

Todo processo criativo deve ser estruturado. Cada criador possui o seu processo, mas deve se guiar por alguns pontos que podem facilitar suas criações e desenvolver projetos inovadores.

Existem três fundamentos que devem ser usados no início do projeto: atenção, fuga e movimento. O primeiro, atenção, é o momento em que devemos parar e pensar: o que preciso criar e como? o que já existe em relação a esses produtos? que temática que vou utilizar como inspiração para esse projeto? Então, este momento exige consciência de projeto. Uma ferramenta que pode ser usada nesta etapa é o briefing – norteador do projeto, ele que vai guiar todo o desenvolvimento dos produtos.

O segundo fundamento é a fuga, ou seja, necessito fugir de qualquer ideia padrão que me vem à cabeça quando penso naquele produto que preciso criar. As primeiras associações são as mais comuns, as que todos tem e elas precisam ser mais exploradas. Precisamos esquecer projetos anteriores e focar no novo projeto. Devemos fugir do convencional, do óbvio.

E por último, o movimento. Nesta fase devemos fazer novas conexões, explorar nossas ideias ao máximo, criar livremente, buscar novos pontos de vista, novos métodos de trabalho. Essa fase nos permite ter ideias inovadoras e desenvolver a nossa criatividade.

Você já tem seu processo criativo? Mesmo você já tendo, sugiro que insira nele esses três fundamentos. Garanto que seu trabalho ficará mais autoral, autônomo e criativo.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Pink October Campaign Symbol

30/10/2020

Campanha Outubro Rosa: quando a prevenção entra na moda

Escrito por Audaces

custos-invisiveis-moda-audaces

16/10/2020

O que são custos invisíveis e como eliminá-los da confecção de moda

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

15/10/2020

Gerente de produção: o que esse profissional realiza?

Escrito por Audaces