Pesquisas realizadas pela indústria têxtil indicam que a primeira reação do consumidor é causada pela cor. Depois se seguem o interesse pelo design da peça, pela sensação do toque e então pelo preço. A escolha da paleta de cor, portanto, é uma das decisões mais importantes, e uma das primeiras a se tomar no momento da criação.
Paleta de cor usada na coleção pode influenciar escolha do consumidor/ Fonte:Site Andrea Marques
É a paleta de cor que determinará o clima da coleção e não há dúvidas de que as pessoas reagem de diversas maneiras a cor. Essas reações, intuitivas, emocionais e até físicas, dependerão também do repertório e das vivências individuais de cada sujeito, e farão com que cada um reaja de modo particular a elas.
Contudo, existem reações comuns, como sugerem as pesquisas que demonstram que, no inverno, por exemplo, somos atraídos por cores quentes que ajudam a reter o calor. No verão, por outro lado, há uma maior procura do branco e dos tons pastel.
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Na tentativa de descrever as cores e unificar a percepção que temos delas já foram desenvolvidos vários sistemas de definição científica. O primeiro, criado por Isaac Newton em 1666, identificou sete cores prismáticas: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta. Ele criou um círculo de cores de seis raios (azul e índigo foram fundidos) que até hoje é usado. Depois vieram as descobertas de cores secundárias e terciárias, através de misturas.
Além de dar nome às cores também as descrevemos pelo tom, luminosidade (grau de claridade) e saturação (intensidade da cor). Para podermos falar em termos de exatidão desenvolveu-se uma série de sistemas de combinação. Os mais usados na moda e no setor têxtil são o Pantone e o Scotdic (Standart Color of Textil Dictionary).
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O Pantone, por exemplo, calibra com precisão um número de seis dígitos para posicionar a cor no círculo cromático. Ou seja, descreve-a a partir do seu tom (os primeiros dois dígitos), sua luminosidade (dois dígitos seguintes) e sua intensidade (últimos dois dígitos).
Esse sistema apresenta mais de 1900 cores, que correspondem aos pigmentos disponíveis no mercado têxtil, e é uma ferramenta fundamental para o estilista no momento de estabelecer tingimentos e estampas.
Por Ana Carolina Steil
Pós graduanda em Mídia, Moda e Inovação no Senac/RS