Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

25/08/2014

Padronagens e texturas na malharia

Por Julia Picoli
Docente no curso de Moda da Feevale e consultora de produto de Moda

Existem diversos recursos na malharia que podemos usar para deixar nossas peças com algum diferencial. As padronagens e texturas são um dos caminhos que possibilitam a criação com diferencial. Vou comentar algumas possibilidades interessantes deste setor.

Técnica de renda/vazados: A renda na malha é a combinação de redes e fios soltos que conferem um resultado muito interessante. Geralmente feita com fios finos e leves, o que resulta em uma rede macia e flexível, podendo ser usada em diferentes peças. Blusas, vestidos, golas e detalhes com renda de malha podem tornar a peça muito interessante. Nos exemplos da figura 1 conseguimos ver as possibilidades do uso deste recurso em diferentes padrões e aplicações nas peças. Tanto vazados como rendas. Cada look apresenta um tipo de renda diferente do outro, ou seja, as possibilidades são muitas.

 

 

 

 

Exemplos de renda de malha. Fonte: Mark Fast.

 

Técnica de escadas: Escadas também criam um efeito rendando, porém em uma versão macro, ou seja, o ponto é muito mais aberto e solto. Teremos um efeito uniforme em toda a extensão. Como se fizéssemos um ponto e deixássemos umas áreas sem ponto e novamente fizemos um ponto. Com os exemplos fica mais fácil de entender. Na figura 2 percebemos o uso da escada nos modelos 1, 2 e 4. No modelo 1 percebemos na blusa e na meia-calça o efeito escada, já no segundo modelo conseguimos perceber o efeito mais aberto, assim como no quarto modelo.

 

 

 

 

 

Exemplo de escala. Fonte: Rodarte.

 

Técnica textura da superfície: A textura é feita através da mudança de pontos e fios (mais grossos e mais finos) e a matéria-prima do fio (lã, seda, algodão) na mesma peça. Podemos ter visuais bem diferentes com essas variações. O que chamamos de "fio fantasia" nos auxilia na criação destas texturas. No exemplo percebemos o uso de diferentes cores e fios para criar o efeito de texturas.

 

 

 

 

 

Exemplo de texturas. Fonte: Tizarh Mastin.

 

Técnicas de tranças: O efeito da trança vai depender da espessura do fio e o entrelaçamento dos fios. Conseguimos diferentes efeitos dependo da espessura do fio e do espaçamento das tramas. Na figura 4 o primeiro look apresenta uma trança muito grande e com os frios grossos, dando um efeito fofo e de volume na peça. Já no segundo o fio é mais fino e consequentemente o tamanho da trança também. Existem diversos tipos de tranças, essas podem ser exploradas de maneiras diferentes em nossas peças.

 

 

 

 

 

Exemplo de tranças. Fonte: Reprodução.

 

Técnica fair isle: Esta técnica nos permite a criação de diversos tipos de padronagens e o uso de cores. Os desenhos são simples e repetidos. Nas imagens dos exemplos apresento algumas versões desta técnica. Além do colorido, duas cores também são muito exploradas com essa técnica.

 

 

 

Exemplo de fair isle. Fonte: Blog My Bougie Baby.

 

 

 

Técnica Intársia: A intársia permite a criação de grandes desenhos e estampas. Pode-se usar muitas cores e fazer detalhes bem pequenos. Nos exemplos temos dois tipos de exemplos da técnica. No primeiro, que forma duas caveiras e um esqueleto e usa quatro cores, conseguimos perceber os detalhes, na segunda temos outro desenho e uma maior quantidade de cores.

 

 

 

 

Exemplo de intársia. Fonte: Reprodução.

 

Interessante, né? Podemos também na malharia explorar nossa criatividade se conhecermos as técnicas existentes e também os tipos de matérias-primas para conseguir explorá-las da melhor maneira possível.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

custos-invisiveis-moda-audaces

16/10/2020

O que são custos invisíveis e como eliminá-los da confecção de moda

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

15/10/2020

Gerente de produção: o que esse profissional realiza?

Escrito por Audaces

tabela-de-medidas

13/10/2020

Tabela de medidas feminina: diversidade de corpos e o que diz a ABNT

Escrito por Audaces