Otimização de processos: como o layout adequado contribui para esse objetivo - Audaces

Otimização de processos: como o layout adequado contribui para esse objetivo

Uma das principais preocupações dos CEOs brasileiros, segundo uma pesquisa da consultoria internacional PwC, é garantir a expansão dos negócios. E uma das estratégias mais utilizadas para buscar esse objetivo é o corte nos custos. Esse assunto está permanentemente na agenda dos executivos: para 83% deles, essa estratégia é vital para garantir o crescimento das suas empresas.

Entre os caminhos possíveis para buscar esse corte dos custos e para conseguir aumentar o lucro de uma empresa está o de promover uma otimização no ambiente de trabalho que impacta diretamente na otimização do processo produtivo. Essa possibilidade pode ser buscada por empresas de pequeno, médio e grande porte e não está restrito apenas ao segmento da Moda.

Benefícios da otimização do layout de processos nas empresas de Moda

Ajustes no layout da empresa podem contribuir para facilitar a comunicação entre os diferentes setores, o que assegura um maior profissionalismo às atividades da empresa e ajuda a acelerar a produção.

Como o processo produtivo envolve uma sequência determinada de atividades, ao elaborar-se o layout da linha de produção é preciso pensar na ordem das ações a serem realizadas.

Os equipamentos e os espaços necessários para a realização das atividades devem ser levados em consideração de tal forma que se otimize o fluxo da informação e o da produção ao longo de todo o processo produtivo.

Segundo a arquiteta Thaysa Mesquita, da Melo Mesquita Arquitetura, para ajustar o layout da melhor maneira possível e contribuir para a otimização de processos é preciso fazer um levantamento dos equipamentos utilizados em todo o processo produtivo e das infraestruturas existentes, como pontos de energia e de acesso à internet.

Com essas informações, pode-se definir um layout ótimo que contribua para ampliar a produtividade e a produção da empresa. Outra sugestão da profissional é dar atenção à ergonomia, o que ajuda a tornar o ambiente de trabalho mais agradável. O conceito aplica-se desde a relação entre a altura de bancadas e assentos até o posicionamento da iluminação em cada ambiente da empresa.

Aspectos mais subjetivos também podem contribuir para a otimização dos processos de produção. Algumas dicas dadas pela arquiteta Thaysa Mesquita são colorir paredes, diferenciar o revestimento do piso e adotar uma iluminação que fuja do tradicional. Isso contribui para deixar o ambiente mais humano e mais agradável.

Tecnologia: uma aliada fundamental para a otimização de processos

Um artigo publicado no site da Agência CNI explica como uma das melhores formas de buscar a otimização de processos é investir em tecnologia. Esse tipo de investimento facilita a medição e a comparação de dados dos processos produtivos, o que favorece a melhoria contínua de processos e de práticas e o consequente aumento da eficiência da empresa.

No caso da Indústria da Moda, um dos caminhos mais comuns para conquistar a otimização de processos é informatizar as etapas da criação e da modelagem. Ao desenhar em 4D, o estilista vai ter uma percepção melhor da peça final desde a etapa de criação e conseguirá comunicar de maneira muito mais efetiva o que ele idealizou para o modelista, que vai concretizar com fidelidade o molde e o seu melhor caimento, por exemplo.

Outra vantagem de utilizar a tecnologia nos processos criativo e produtivo de uma confecção é que a ficha técnica passa a ser feita de forma automatizada, o que possibilita a transferência praticamente instantânea de informações entre os diferentes setores da companhia.

Também passa a ser simples visualizar o custo final da peça logo na primeira etapa de produção. Nessa etapa, com a tecnologia, é possível calcular o custo da matéria-prima, um dos principais componentes do custo de produção, e outros itens importantes, o que evita que uma peça economicamente inviável tenha que passar pelas demais etapas para ter essa inviabilidade identificada.

Como a integração e a otimização de processos garantem maior produtividade

A disponibilidade do molde em um sistema informatizado e que integra toda a linha de produção de uma confecção de Moda também gera benefícios para a otimização de processos em outras áreas além da criação, o encaixe e o corte.

O encaixe automatizado possibilita um melhor aproveitamento da matéria-prima e ganho de tempo em comparação a processos manuais ou pouco informatizados. O corte também sai muito mais preciso se comparado a métodos mais tradicionais, como os que utilizam moldes de papelão. Além da economia significativa de matéria-prima, o ganho de tempo também pode ser bastante significativo.

Assim, o uso de tecnologia na otimização de processos contribui para a redução de custos e de tempo de produção. Lembrando que custos menores significam uma maior lucratividade da coleção. O tempo menor na produção possibilita que a empresa aproveite melhor a sua capacidade instalada para fabricar mais peças.

 

2 respostas para “Otimização de processos: como o layout adequado contribui para esse objetivo”

  1. Jamille disse:

    Olá, tenho interesse no e-book ‘Otimização de processos: como o layout adequado contribui para esse objetivo’, porém não está disponível o dowload, como fazer para obter o material? Grata!

    • Audaces disse:

      Olá, Jamille!
      “Otimização de processos: como o layout adequado contribui para esse objetivo” é na realidade um blogpost, então não pode ser baixado.
      Porém oferecemos diferentes e-books que também tratam do tema e você pode encontrá-los para download no link: https://goo.gl/qQqtEm.

      Agradecemos o contato! 😉

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *