Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

16/10/2013

O tecido como forma de manifestação artística em Instalações

As Instalações apareceram nas artes visuais na década de 1960, onde ambientes foram construídos nos espaços das galerias e museus. É o tipo de modalidade artística que lança a obra no espaço, com o auxílio de diversos materiais que servem como estrutura para representar a poética que envolve a obra e o espectador.

É uma linguagem artística que necessita construir certa cena, um ambiente no qual o movimento e a poética da obra se contextualizam com o ponto de vista e o olhar do observador. Para a apreensão da obra é necessário percorrê-la, passar por entre suas dobras e aberturas, ou caminhar pelas veredas e trilhas que ela constrói e propõe.

A arte das Instalações acabou por envolver uma gama enorme e diversificada de obras, como também através desta linguagem criar releituras de movimentos e estilos que se fundamentam como nas outras linguagens artísticas.

 

Reprodução

Mais uma vez o tecido usado como material principal da obra se faz presente e usual entre os artistas que têm a Instalação como meio de expor suas criações.

Vários são os movimentos e estilos que podem encaixar a linguagem da instalação como meio artístico, o Minimalismo, a Earth Art e até mesmo a Arte Povera no trabalho de Michelangelo Pisoletto, ou seja, algumas linguagens se difundem, mesclam seus conceitos e propriedades para fundamentar outras.

Observa-se que na Earth Art que busca a proteção e conscientização da preservação do meio ambiente e do espírito humano, o artista Christo e sua esposa Jeanne-Claude, criam as instalações nos mais variados contextos e locais, mesmo os públicos, e estão entre os mais importantes artistas em estudo que realizam suas criações com o tecido.

Suas obras feitas em enorme escala proporcionam um espetáculo e traz o tecido como o material principal utilizado em suas criações. O movimento da Earth Art, no caso das obras homéricas de Christo e sua esposa, não pode ser desmembrado da linguagem artística da Instalação.

Para saber mais sobre as obras de Christo Jeanne-Claude acesse aqui.

 

 

 

Reprodução

Anish Kapoor é um artista indiano dos mais respeitados nas artes visuais da atualidade e suas obras gigantes envolvem o espectador. Suas criações também remetem ao conceito da Instalação em que algumas de suas esculturas se formam a partir de estruturas de ferro e tecidos que se transformam em grandes monumentos de exposição, e mais uma vez o espectador participa da obra do artista de maneira direta ou indireta.

Por Roberto Rubbo
Professor do SENAC Lapa Faustolo

Leia também…
– Tecido objetual e sua aplicação nas artes visuais
– Escultura: o tecido aplicado às artes visuais
Arte contemporânea: outras aplicações para os tecidos
 Tecidos aplicados às artes visuais

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

custos-invisiveis-moda-audaces

16/10/2020

O que são custos invisíveis e como eliminá-los da confecção de moda

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

15/10/2020

Gerente de produção: o que esse profissional realiza?

Escrito por Audaces

tabela-de-medidas

13/10/2020

Tabela de medidas feminina: diversidade de corpos e o que diz a ABNT

Escrito por Audaces