Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

31/07/2013

O que é inovação?

Inovação! Esta é a palavra e a ação de ordem em muitas empresas. Este também é o diferencial de algumas firmas que buscam nesse ato um caminho para se destacarem no mercado. Mas o que é inovação e ao que ela se aplica? Para entender qual é a importância desse processo para as empresas o consultor de empresas do Senai, Fábio Dutra, deu uma palestra sobre o tema “Inovação na indústria têxtil” durante a Fenafashion, em Criciúma.

Fábio destacou que inovação é a “introdução de uma novidade ou de um aperfeiçoamento no ambiente produtivo e social que resulte em um produto novo”. Ele também apontou que a inovação no ambiente empresarial pode acontecer de duas formas: incremental, quando acontece uma melhoria em algo que já é feito, e radical, quando se cria algo totalmente novo e diferente.

 

Consultor de empresas do Senai, Fábio Dutra, faz palestra sobre o que é inovação em Criciúma/ Reprodução

A inovação também não se restringe apenas a criação de um produto e pode ser de diferentes tipos:

Processo: quando há uma melhora ou um método novo empregado ao processo de produção da empresa;

Organizacional: quando aplicada a forma de organização da firma;

Marketing: mudança na forma como o produto é apresentado ao mercado;

Produto: introduzir ou melhorar algo (um bem ou um serviço) de forma que seja novo.

Fábio ainda destacou na palestra que antes de um produto, por exemplo, ser considerado inovador, ele precisa passar por algumas etapas. O primeiro passo é ser criativo e ter ideias novas. O segundo passo é avaliar a viabilidade desta ideia, ou seja, se ela pode ser materializada e se é viável para a empresa. O último passo é a introdução desse produto no mercado e a aceitação do mesmo pelo público.

Segundo Fábio, um produto só pode ser considerado inovador quando é introduzido no mercado e é bem aceito pelo consumidor. Mas se as pessoas não querem o produto e não o compram, o empresário terá um produto novo encalhado no estoque. Neste caso, o investimento de dinheiro e tempo aplicado na elaboração e produção do material pode sair caro para a empresa. Afinal, a inovação feita de forma inadequada, sem planejamento e pesquisa pode matar algumas empresas.

Outro ponto destacado pelo palestrante é que o investimento em inovação é necessário para as empresas que querem sobreviver no mercado hoje, pois pode levar à empresa a melhorar processos, reduzir os custos e tornar mais ágil a produção. O investimento em inovação pode trazer outros benefícios como aumento de faturamento, comercialização com novos mercados, aumento do lucro.

 

Leia mais:

Eu posso ser um empreendedor?

Inovação: ideias, desafios e novidades

Inovações na indústria do vestuário

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

custos-invisiveis-moda-audaces

16/10/2020

O que são custos invisíveis e como eliminá-los da confecção de moda

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

15/10/2020

Gerente de produção: o que esse profissional realiza?

Escrito por Audaces

tabela-de-medidas

13/10/2020

Tabela de medidas feminina: diversidade de corpos e o que diz a ABNT

Escrito por Audaces