Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

06/12/2019

O que é gradação e como executá-la com poucos cliques

No desenvolvimento de novas coleções em uma confecção, por melhor que sejam as criações dos modelos, se não houver uma grade de qualidade, deficiências virão à tona. Saber o que é gradação vai muito além de pegar uma tabela e transpor as medidas para uma base pré-aprovada.

Compreender a gradação com profundidade significa garantir que suas coleções terão o caimento correto e estarão disponíveis para diversos biotipos e tamanhos de pessoas. Neste conteúdo, você irá aprender o que é gradação e, ao final, encontrará dois vídeos que mostram como pode ser simples fazer gradação regular e irregular com a ajuda da tecnologia. Boa leitura!

Entenda o que é gradação e como fazer esse processo com eficiência

A gradação é o processo em que, a partir de um tamanho base de roupas, normalmente o “M”, são feitos os outros tamanhos da coleção, como podem ser os tamanhos PP, P, G e GG, por exemplo. 

Apesar de parecer um processo simples, a gradação de moldes é complexa e exige muita atenção, pois qualquer erro afeta a qualidade da produção de toda uma coleção, o que pode significar um grande prejuízo para o empreendedor.

A gradação, quando feita manualmente, é lenta e possui muitas chances de erro. Por isso, cada dia é mais comum que esse processo seja feito diretamente no computador. 

Um bom exemplo de gradação digital é apresentada pelo sistema que faz parte da multissolução Audaces 360. Com o sistema Audaces Moldes, que está na multissolução, basta apenas alguns comandos para ter modelos graduados em quantos tamanhos precisar, tudo por meio de um modelo criado a partir de uma base de tamanho.

Como funciona e o que é gradação feita diretamente no computador

A automatização do processo da gradação é feita a partir de um sistema de modelagem com uma tecnologia 100% baseada no trabalho humano de um(a) modelista. Esse sistema é construído em uma estrutura CAD, por isso são entregues modelos graduados com medidas precisas e proporcionais para todos os tamanhos e necessidades de cada coleção.

Os valores dessas gradações são obtidos por meio de tabelas de tamanho que são convertidos em coordenadas cartesianas, a mesmo lógica usada nos sistemas CAD utilizados para desenhos técnicos em todos os segmentos da indústria. 

Para isso ser feito, é importante que seja aplicado, em um modelo já digitalizado, uma tabela de tamanhos “P”,”M” e ”G” onde a base referencial seja o “M”, ou seja, os tamanhos que serão criados vão partir das medidas do tamanho “M”. 

Confira um exemplo de gradação regular onde os tamanhos aumentam ou diminuem igualmente em todos os lados a partir do “modelo” de tamanho M:

 

PP = -2 cm

P = -1 cm

M = 0 cm

G = +1 cm

GG = +2 cm

Essas medidas não são constantes. Elas podem variar de acordo com os valores de gradação estabelecidos pelos modelistas de cada empresa. Ou seja, apesar de o sistema trazer medidas que são consideradas padrão, cada empresa pode ajustar o padrão de gradação conforme desejar.

Como você pôde ver, o processo de gradação quando feito diretamente no computador usando o sistema da multissolução Audaces 360 torna possível a aplicação de todos os conhecimentos usados no processo manual, de forma intuitiva, com apenas alguns cliques.

A vantagem de usar o sistema Audaces é que a gradação pode ser feita de maneira descomplicada, ágil e permitindo uma melhoria contínua na hora de graduar seus moldes de roupas. 

Como fazer gradação regular e irregular com a ajuda do Audaces Moldes

Nos dois vídeos a seguir você aprende como fazer gradação regular e irregular com o especialista Marcelo Souza da Silva, professor do cursos de Bacharelado em Design, Tecnologia de Produção do Vestuário e Engenharia. 

Graduação, Gradação ou Ampliação Regular no Audaces Moldes

 

Audaces Moldes | Graduação irregular

Conferindo esses vídeos e após ler este texto até aqui, você já sabe mais sobre o que é gradação e como fazer isso no computador usando o sistema Audaces Moldes.

Essa tecnologia faz parte da solução mais completa para as confecções de moda, o Audaces 360, que com a união de máquinas e sistemas transforma as confecções e as coloca em um outro patamar tecnológico quando o assunto é fabricação de roupas.

Para aprender além do tema sobre o que é gradação, como técnicas e dicas para sua confecção, continue navegando pelo nosso blog. Para descobrir como transformar sua empresa com a ajuda da tecnologia, entre em contato com um de nossos consultores. Até o próximo conteúdo!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

31/12/2019

Gradação: exemplos de como a tecnologia pode ajudar nesse trabalho

Escrito por Audaces

26/12/2019

Enfestos: 3 tecnologias para obter alto desempenho e qualidade

Escrito por Audaces

24/12/2019

Como conseguir maior velocidade no corte de tecidos

Escrito por Audaces