Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

impressao-digital-de-tecidos-crescimento-mercado-moda-audaces

01/11/2018

O crescimento da impressão digital de tecidos no mercado da moda

Os avanços tecnológicos na indústria da moda são inúmeros e contribuem para que esse segmento seja mais eficiente, rentável e, principalmente, sustentável. Uma das tendências que vêm ganhando força é a da impressão digital. Essa inovação no processo de coloração de tecidos traz agilidade às confecções e reduz significativamente a utilização de recursos naturais, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Apesar de ser uma tecnologia relativamente nova e, por esse motivo, um mercado ainda incipiente, tudo indica que a impressão digital deve ganhar espaço nos próximos anos. Além do apelo ambiental, outros benefícios que devem fortalecer a expansão desse segmento são a agilidade, a possibilidade ilimitada de criação e a maior lucratividade.

O que é a impressão digital de tecidos e quais são os seus principais tipos

A impressão digital de tecidos é realizada por meio de equipamentos especiais, que oferecem inúmeras vantagens às confecções. Entre essas vantagens estão a maior rapidez na finalização das peças e a possibilidade de produzir pequenas quantidades a preços mais baixos.

Essas máquinas utilizam o que há de mais moderno em tecnologia e podem imprimir em tempo real peças que levariam dias para serem feitas em um método tradicional. Alguns modelos também medem automaticamente a elasticidade do tecido, regulando a tensão aplicada durante a impressão e evitando distorções ou imperfeição de cores.

São vários os tipos de tingimento baseados nessa tecnologia. O mais conhecido é a impressão sublimática, feita com tintas de corantes dispersos e aplicável em fibras de poliéster.

A impressão sublimática é a forma mais simples e barata e, por esse motivo, a mais utilizada em pequenas confecções. Há ainda:

  • a impressão digital de corantes reativos: aplicável nas fibras celulósicas, mistas de algodão/poliéster, artificiais de celulose recuperada;
  • a de corantes ácidos: aplicável nas fibras de poliamida, seda, lã e outras fibras animais;
  • a de tintas pigmentadas: como a de corantes reativos, é aplicável nas fibras celulósicas, mistas de algodão/poliéster, artificiais de celulose recuperada, porém seu processo é mais simples e barato.

Cada um desses tipos de impressão é voltado a um uso diferente e a um tipo de de fibra. A impressão digital em si também é realizada por máquinas diferentes.

Conheça algumas marcas que já adotaram a impressão digital no setor da moda

A utilização da impressão digital vem crescendo em todo o mundo, assim como a oferta de equipamentos cada vez mais modernos para esse tipo de produção. Um exemplo é a solução desenvolvida pela empresa Intech Digital, com sede em Hong Kong. Utilizando pigmentos ao invés de corantes, a máquina faz o tingimento de tecidos celulósicos naturais e artificiais.

De acordo com a fabricante, o processo de impressão digital é altamente sustentável porque produz uma quantidade reduzida de resíduos e consome menos energia que o método tradicional. Outro benefício importante é a economia de água, já que esse é um dos recursos que mais geram preocupação na indústria do vestuário, uma vez que a poluição de rios e nascentes está muito associada ao tingimento têxtil.

A Epson também conta com uma linha de produtos nesse perfil, a Monna Lisa, que utiliza a técnica de sublimação. Entre os benefícios oferecidos por esses equipamentos estão a redução no tempo de produção das peças, designs de impressão personalizados sobre qualquer tipo de tecido e amostras de baixo custo.

A impressão desenvolvida pela solução da Epson é feita com tintas pigmentadas e, segundo a empresa, está alinhada às melhores práticas ambientais por utilizar menos recursos que o processo tradicional.

Saiba mais sobre o potencial de crescimento da impressão digital

O mercado de impressão digital têxtil surgiu para responder à crescente procura por parte da indústria de técnicas de produção sustentáveis.

Em um estudo divulgado em 2015, a empresa de pesquisa de mercado InfoTrends já mostrava o potencial desse segmento em nível global. A previsão, na época do lançamento da pesquisa, era de que esse mercado fecharia o ano de 2019 com um crescimento de 34% – uma expansão puxada pelas novas dinâmicas na geração de demanda e pelo investimento em sistemas de impressão de alta velocidade.

Outra pesquisa, dessa vez do instituto Markets and Markets e divulgada em 2018, indica que a área de estamparia têxtil digital vai aumentar de US$ 1,76 bilhão em 2018 para US$ 2,31 bilhões em 2023.

São três as principais razões consideradas pelo estudo para o sucesso desse segmento:

  • A crescente qualidade da impressão digital, alcançada graças às novas técnicas e materiais;
  • A conveniência da produção digital para pequenas amostras;
  • A crescente procura por soluções com menor impacto ambiental.

Ao que tudo indica, as inovações no setor de impressão digital de tecidos estão somente no começo. Com a evolução da tecnologia, principalmente das soluções associadas à Indústria 4.0, esse é um campo em que ainda veremos muitas novidades daqui para frente.

Se você quer ficar por dentro das tendências do segmento têxtil, continue acompanhando nossas postagens aqui no blog e acesse alguns dos nossos materiais especiais produzidos para os profissionais e empresários que atuam na indústria da moda.

 

2 respostas para “O crescimento da impressão digital de tecidos no mercado da moda”

  1. Roberto disse:

    Quero receber mais informacoes

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

tecidos-com-elastano-como-trabalhar-etapas-enfesto-corte-audaces

15/11/2018

Tecidos com elastano: como trabalhar com esse tecido nas etapas de enfesto e corte

Escrito por Audaces

criar-a-moda-tecnologias-industria-4.0-mudando-forma-audaces

14/11/2018

Como as tecnologias da Indústria 4.0 estão mudando a forma de criar a moda no mundo

Escrito por Audaces

13/11/2018

O desenvolvimento de produtos de moda com a metodologia Audaces 360 é muito mais rápido!

Escrito por Audaces