Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

04/04/2016

Museus da moda e sua importância para a criação

Por Thais Soares

Discente no curso de Tecnologia em Design de Moda na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Durante o processo de criação o profissional de moda precisa observar seu público, realizar pesquisas de tendências e também históricas para coletar referências e desenvolver seu conceito de coleção. Para pesquisas, principalmente as históricas, os museus são grandes aliados, pois cada exposição traz dados ricos em detalhes sobre uma determinada época ou cultura. Frequentar espaços como museus e galerias é uma forma de conhecer diversos lugares e diversificar o repertório, tudo por um custo muito baixo ou, até mesmo, gratuito.

 

 

Aqui algumas indicações de museus, tanto nacionais quanto internacionais, que tratam principalmente de moda:

 

Museus Nacionais

 

Museu da Moda de Canela: O MUM como é conhecido está localizado na cidade de Canela, no Rio Grande do Sul e foi inaugurado pela empresária Milka Wolff. No local é possível conhecer a história mundial da indumentária feminina através de peças confeccionadas de acordo com o período retratado.

Site: www.museudamodadecanela.com.br

Museu da Moda Brasileira: Localizado no casarão conhecido como Casa da Marquesa de Santos, no Rio de Janeiro, o museu foi inaugurado no final de 2014 e conta com acervo de estilistas brasileiros de tempos passados e também contemporâneos, além de uma seção interncional.

Site: www.cultura.rj.gov.br/espaco/casa-da-marquesa-de-santos-museu-da-moda-brasileira

 

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand: Referência mundial em exposições artísticas, o MASP passou a investir mais em seu acervo de moda desde 2014. Atualmente, conta com uma exposição de peças criadas por artistas e estilistas na década de 60 e possuiu planos de novas exposições do gênero para o próximo ano.

Site: masp.art.br

 

Museus Internacionais

Museu do Design e da Moda – Coleção Francisco Capelo: O MUDE se encontra na cidade de Lisboa, Portugal, e foi inaugurado em 2009 com a aquisição da coleção de design de moda e produto do colecionador de arte Francisco Capelo. Conforme nos traz sua descrição, o museu é um local para todas as expressões do design.

Site: www.mude.pt

 

Mode Museum: Reconhecido por sua originalidade, o MOMU é um dos mais renomados museus de moda do mundo. Localizado na Antuérpia, segunda maior cidade da Bélgica, o museu tem um sistema de exposição diferente que prioriza os novos talentos. Assim, ao invés de uma exposição permanente são realizadas duas anuais. Além disso o espaço conta com uma biblioteca científica de moda aberta ao público, com mais de 15 mil títulos disponíveis.

Site: www.momu.be

 

The Kyoto Costume Institute: Fundado em 1978 na cidade de Kyoto no Japão, o espaço funciona como um instituto de pesquisa de moda global.  Lá, são estudadas e conservadas peças pertencentes tanto à cultura oriental quanto ocidental.

Site: www.kci.or.jp

Como nem sempre é possível visitar tantos lugares diferentes alguns museus possuem a versão online, onde é possível explorar as exposições e conhecer o acervo de cada lugar.

 

Museus online:

Museo de la Moda: www.museodelamoda.cl

Costume Institute: www.metmuseum.org

FIT: www.fitnyc.edu

Les Arts Decoratifs: www.lesartsdecoratifs.fr

Victoria & Albert: www.vam.ac.uk

 

Saiba mais:

Austin Kleon traz dicas para os dias sem criatividade

Cores, formas e texturas na moda

Como garantir a identidade das coleções

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Pink October Campaign Symbol

30/10/2020

Campanha Outubro Rosa: quando a prevenção entra na moda

Escrito por Audaces

custos-invisiveis-moda-audaces

16/10/2020

O que são custos invisíveis e como eliminá-los da confecção de moda

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

15/10/2020

Gerente de produção: o que esse profissional realiza?

Escrito por Audaces