Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

18/03/2014

Mudar para buscar novas referências é essencial na moda

Por Julia Picoli
Docente no curso de Moda da Feevale e consultora de produto de Moda

Com a pressão do mercado, muitas vezes temos que criar produtos de um dia para outro, ter ideias rapidamente e adaptá-las a realidade na empresa em que trabalhamos. E como vamos ter tantas ideias? As vezes mudar a maneira de pensar ou realizar o nosso trabalho pode nos ajudar.

Mas como? Muitas vezes nos focamos na mesma coisa, pesquisamos nos mesmos lugares, vemos e lemos as mesmas revistas, ouvimos a mesma música, assistimos o mesmo tipo de filme. Nossas referências acabam ficando sempre muito parecidas. Essa é a hora de mudar, claro que não é nada fácil. Temos que estar dispostos a encarrar novas atitudes.

Que tal fazer um novo caminho de casa para o trabalho? Olhar novas ruas, novas lojas, novas árvores? Observar algumas coisas desconhecidas. Ah, mas o caminho é mais longo. Isso vai refrescar as suas ideias! São pequenas atitudes que podem nos ajudar a rever nosso processo criativo.

 

A busca por novos estímulos (lugares, objetos, trabalhos, conceitos) ajudam na formulação de novas ideias/ Reprodução

 

Que tal ler sobre outros assuntos que não os habituais? Mesmo na correria do dia a dia, sempre achamos um tempinho. Você também pode pedir outro prato no seu restaurante favorito, e mudar a rádio do carro. Pode ser só uma vez. Conhecer novos sabores, novos sons também são ótimas formas de sairmos da rotina. A rotina é a pior inimiga da criatividade…

Parece bobo, mas quanto mais coisas vemos e ouvimos, maior é nosso repertório, mais conhecemos e isso facilita na hora que precisamos ter novas ideais. Mude a ordem que você costuma realizar seu trabalho. Realize experiências sensoriais, tome café sem açúcar, coma algo azedo ou muito doce, pense que sensações isso causou em você, faça associações das suas experiências com os produtos que você precisa criar. Ande de balanço. Se permita viajar, ir além e depois voltar para a realidade, ouse!

Isso não vai fazer com que não tenhamos foco? Não, isso deve ser feito antes da criação, para “oxigenar” as nossas ideias, e não durante todo o projeto e também quando estamos a horas tentando, tentando, precisamos dar um tempo, fazer outra coisa e depois voltar com mais energia ainda.

São pequenas mudanças que podem nos ajudar a ser mais criativos, a ousar mais, conhecer mais e assim sermos mais criativos em nossos projetos.

Leia também…
Moda busca referências na arte para inovar e criar

Referências estéticas da moda: o cinema

Moda e cinema possuem referências semelhantes

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

custos-invisiveis-moda-audaces

16/10/2020

O que são custos invisíveis e como eliminá-los da confecção de moda

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

15/10/2020

Gerente de produção: o que esse profissional realiza?

Escrito por Audaces

tabela-de-medidas

13/10/2020

Tabela de medidas feminina: diversidade de corpos e o que diz a ABNT

Escrito por Audaces