Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

30/07/2015

Modelagem informatizada para pessoas com deficiência (PCDs)

Por Vania Alves de Barros
Coordenadora de Engenharia de Modelagem

Hoje vou contar um case de sucesso! Trata-se da prática de modelagem informatizada para pessoas com deficiência (PCDs) por meio do sistema Audaces. Vamos à história?! No ano de 2014 realizei um treinamento para a Olimpíada do Conhecimento SENAI Fase Nacional, modalidade #P1 – Costura (PCDs), no qual treinei a aluna Patrícia Ferreira Villas Boas.

Como professora, digo que é um desafio grande ensinar modelagem informatizada para pessoas com deficiência, mas ressalto que é muito prazeroso vê-los superarem seus próprios obstáculos e chegarem ao objetivo pretendido com essa formação.

Estudante Patrícia (esq.) e professora Vania (dir.)

Fonte: arquivos próprios do autor.

A aluna Patrícia, por exemplo, tem deficiência auditiva. Com a ajuda de um intérprete, ensinei-a a fazer modelagem computadoriza nos sistemas Audaces Moldes e Audaces Encaixe. As paletas e as ferramentas foram ensinadas em suas minúcias para que a estudante pudesse compreender suas funções e finalidades dentro de cada processo de modelagem informatizada. Também foram dados exemplos claros por intermédio da montagem da peça no processo de confecção.

Fonte: arquivos próprios do autor.

Na modalidade da olímpiada em que participou, como desafio para cumprir, a estudante recebeu uma prova com desenho técnico de uma peça de roupa para realizar a interpretação do modelo, a modelagem no sistema Audaces Moldes, o encaixe no sistema Audaces Encaixe, o corte do molde e a confecção da peça. Cada etapa teve um peso a ser avaliado.

A aluna Patrícia ganhou em primeiro lugar a Olimpíada do Conhecimento SENAI 2014 Fase Nacional dentro de sua modalidade, na qual representou o estado do Paraná, e ainda foi a aluna com maior pontuação entre os estudantes paranaenses na OC2014.

Fonte: arquivos próprios do autor.

Como parte do ensino da modelagem informatizada para pessoas com deficiência (PCDs), aproveito para ressaltar que esse caso de sucesso com o uso do sistema Audaces pode ser utilizado também por outras pessoas que tenham deficiência. Dessa forma, elas poderão sonhar entrar no mercado de trabalho e realizar suas funções dentro de uma empresa como qualquer outro funcionário.

Fonte: arquivos próprios do autor.

Premiação na Olimpíada

Fonte: arquivos próprios do autor.

Leia mais:
Audaces apoia concurso inédito de Moda Inclusiva
Prêmio Catarinense de Moda Inclusiva
Ineditismo marca concurso de Moda Inclusiva em SP

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

custos-invisiveis-moda-audaces

16/10/2020

O que são custos invisíveis e como eliminá-los da confecção de moda

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

15/10/2020

Gerente de produção: o que esse profissional realiza?

Escrito por Audaces

tabela-de-medidas

13/10/2020

Tabela de medidas feminina: diversidade de corpos e o que diz a ABNT

Escrito por Audaces