Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

26/04/2013

Modelagem diferenciada para pessoas com desvios posturais (parte II)

Para desenvolver o artigo modelagem diferenciada para pessoas com desvios posturais, a mestranda Munike Ávila analisou questionário preenchido por pessoas com desvios posturais. Elas apontaram que a busca por roupas em loja é um desafio, pois os vendedores estão despreparados para atendê-las.

Além disso, a falta de um mercado especializado em modelagens que se adequem as necessidades desses usuários, faz com que eles recorram a alta-costura – com vestimentas feitas sob medida. As peças são confeccionadas de acordo com os diferentes biotipos, características particulares e medidas.
 

Blog Info Fisio

Vale destacar que mesmo que as pessoas apresentem desvios posturais parecidos, esses problemas podem apresentar algumas peculiaridades. Em alguns casos, apresentam características mais acentuadas, dificultando o uso da mesma modelagem para casos semelhantes.

Uma forma de conseguir construir peças adequadas a cada um desses biotipos é a moulage. Essa técnica de modelagem auxilia a modelista a dar o caimento adequado às vestimentas para pessoas com desvio postural.

Escoliose: manequim com bourrage

As pessoas que possuem grau acentuado de escoliose geralmente apresentam um desnível de ombros e um lado da cintura mais côncavo que o outro. Na hora de produzir a peça, em alguns casos, é necessário fazer o bourrage no manequim.

A técnica consiste no preenchimento do boneco (como na figura abaixo), até que fique com as mesmas medidas do corpo da pessoa. Com esta etapa concluída, é possível iniciar a etapa de modelagem por meio da técnica de moulage.

 

 

 

 

Artigo modelagem diferenciada para pessoas com desvios posturais

 

Hiperlordose: conhecendo o corpo

O estudo verificou que pessoas com este desvio de postura geralmente possuem uma curva acentuada na região lombar, deslocando o quadril para a frente. As costas são mais arredondadas, os seios e as nádegas ficam menos salientes.

A técnica de bourrage pode ser aplicada aos manequins que possuam características e medidas diferentes do consumidor. Após os ajustes necessários, pode-se partir para a etapa de de modelagem utilizando a técnica da moulage.

 

 

 

 

 

Artigo modelagem diferenciada para pessoas com desvios posturais

 

O estudo buscou técnicas que possam ser aplicadas com o objetivo de elevar a autoestima deste público-alvo, proporcionando elegância, conforto e o disfarce dos problemas decorrentes do desvio postural. Outro ponto que a mestranda levantou na pesquisa é que os consumidores que possuem esses problemas integram um nicho de mercado restrito e carecem de atenção.

Fonte:
Ávila, Munike. Modelagem diferenciada para pessoas com desvios posturais: Técnicas particulares de modelagem que visam atender um nicho de mercado. Modapalavra, Florianópolis, v.10, p 71-110, 2010.
 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

custos-invisiveis-moda-audaces

16/10/2020

O que são custos invisíveis e como eliminá-los da confecção de moda

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

15/10/2020

Gerente de produção: o que esse profissional realiza?

Escrito por Audaces

tabela-de-medidas

13/10/2020

Tabela de medidas feminina: diversidade de corpos e o que diz a ABNT

Escrito por Audaces