Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

mix-de-mercado-estrategias-nicho-audaces

26/04/2018

Mix de mercado: como definir estratégias para cada nicho

O aquecimento da economia e a melhoria das condições de crédito para compra das famílias estão tornando, gradualmente, o mercado mais competitivo. Como aproveitar melhor este momento é uma pergunta que, principalmente, as pequenas empresas estão se fazendo. Para elas, uma das maiores dificuldades é não ter escala suficiente para atender à demanda crescente.

Uma das saídas para as empresas menores é evitar a concorrência com as maiores, selecionando mercados específicos como seus alvos prioritários. Assim, a partir da construção de um mix de mercado é que a empresa consegue assegurar rentabilidade e lucratividade maiores.

Mix de mercado e estratégias inteligentes de nicho

Empresas com pequeníssimas participações no mercado total podem ser extremamente lucrativas graças a estratégias inteligentes de nicho. Para isso, o mix de mercado dessas empresas deve focar, segundo Philip Kotler, um dos gurus do marketing, nos seguintes pontos:

Dessa forma, o retorno sobre o investimento tende a ser maior nas empresas de nicho. As empresas de nicho conhecem melhor seus clientes e, por causa disso, podem focar em necessidades pouco exploradas e praticar preços que cobrem os custos com folga, ampliando assim a margem de lucro.

Os nichos de mercado podem ser tanto segmentos quanto públicos cujas necessidades particulares são pouco exploradas ou inexistentes. Por ter esse perfil, a estratégia de aproveitamento de nichos está relacionada com a identificação das bases de segmentação que, quando exploradas, representam o diferencial ou a vantagem competitiva para uma empresa ou para um profissional.

A definição de mix de mercado e por que essa estratégia é importante

Quem ambiciona atuar em uma estratégia de nicho e, por conseguinte, focado em um mix de mercado, tem de estar permanentemente atento às mudanças. Nesse cenário, as empresas têm de estar constantemente criando nichos, expandindo-os e protegendo-os. Como os nichos de mercado podem enfraquecer, é preciso continuamente estar criando novos.

Atuar em nicho não significa, necessariamente, dedicar-se a um nicho específico. Por isso, é preferível a atuação em múltiplos nichos, o que caracteriza o desenvolvimento de um mix de mercado. Ao fortalecer-se em dois ou mais nichos, a empresa amplia as suas chances de permanecer no mercado.

Formas de atuação em nichos de mercado

Uma empresa pode escolher uma ou mais formas de atuar em nichos de mercado. As principais formas destacadas por Philip Kotler e Kevin Keller, no livro “Administração de Marketing”, são:

  • Especialista em usuário final: a empresa especializa-se em atender um determinado tipo de consumidor final;
  • Especialista de nível vertical: a empresa especializa-se em algum nível da cadeia de valor-distribuição;
  • Especialista em porte de cliente: a empresa concentra-se em vender a clientes de pequeno, médio ou grande porte;
  • Especialista em cliente específico: a empresa restringe a venda a um ou a alguns clientes;
  • Especialista geográfico: a empresa vende somente em certa localidade, região ou área do mundo;
  • Especialista em produto ou em linha de produtos: a empresa especializa-se na venda de um produto ou de uma linha de produtos;
  • Especialista em atributos do produto: a empresa especializa-se em produzir certo tipo de produto ou atributo de produto;
  • Especialista em customização: a empresa customiza seus produtos para cada cliente;
  • Especialista em preço-qualidade: a empresa opera nos extremos de baixa ou de alta qualidade no mercado;
  • Especialista em serviço: a empresa oferece um ou mais serviços que não são prestados por outras empresas;
  • Especialista em canal: a empresa é especialista em atender somente um canal de distribuição.

Identificando o nicho de mercado em que a sua Confecção de Moda poderá atuar, você tornará o seu negócio mais competitivo, por um lado, porque conseguirá diferenciar a sua oferta e agregar valor ao seu produto final e, ao mesmo tempo, garantir uma experiência diferenciada para o seu cliente.

Em relação ao seu consumidor, ao explorar um nicho de mercado específico – ou mesmo desbravar um mix de nichos de mercado -, a sua empresa estará fomentando uma experiência diferenciada do consumidor com os seus produtos.

Essa experiência com a marca na Indústria da Moda é um artigo muito valorizado e poderá ajudar a sua empresa a ganhar valor de mercado ao mesmo tempo que aumentará as chances da sua marca de ser desejada e sustentável a longo prazo.

Gostou deste post? Compartilhe nas redes sociais e acesse outros conteúdos relevantes para a sua área aqui no blog e em nossa página de materiais gratuitos!

 

Uma resposta para “Mix de mercado: como definir estratégias para cada nicho”

  1. Ana Rosa Silva Pacheco disse:

    Muito obrigada por deixar que tenhamos acesso a um material tão bom.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

21/02/2019

Sua História com a Audaces: Economia de 20% de tecido – Só Pimenta

Escrito por Audaces

lucratividade-colecao-aumentar-tecnologia-ajudar-audaces

20/02/2019

Quer aumentar a lucratividade da sua coleção? Veja como a tecnologia pode ajudar

Escrito por Audaces

supera-otimizacao-gerenciamento-processo-encaixe-audaces

19/02/2019

Audaces Supera: Otimização do gerenciamento do processo de encaixe

Escrito por Audaces