Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

04/12/2014

Missão, visão e valores na gestão estratégica

Por Eduardo Vilas Bôas
Professor de Moda do Senac SP

A Gestão Estratégica trata, em primeiro lugar, da formulação de estratégias que determinem rumos ou formas de atingir objetivos numa organização. Essas estratégias são geralmente reunidas e descritas em um plano estratégico, que, por sua vez, é concebido didaticamente a partir de uma análise de cenários, culminando com a elaboração de uma matriz que elucide ameaças e oportunidades (a Análise SWOT, por exemplo), sob os pontos de vista interno e externo à empresa.

Sendo assim, faz-se necessário na elaboração de um plano estratégico a definição de alguns conceitos fundamentais:

1. O que é o negócio – qual é o benefício central que sua empresa vende
2. A missão – qual é a razão de ser da sua empresa
3. A visão – onde a empresa quer chegar como instituição
4. Os valores – quais são as premissas quanto às atitudes para alcançar a visão.

A MISSÃO de uma organização significa a razão de sua existência. É a finalidade ou o motivo pelo qual a organização foi criada e para o que ela deve servir. Ela é diretiva e não limitadora, e sempre indica: onde concentrar recursos, onde procurar por novas oportunidades e onde construir o sucesso da empresa.

A definição de missão organizacional deve responder a quatro perguntas básicas, conforme ilustra o exemplo abaixo.

 

 

 

 

 

Os VALORES são ideias a respeito do modo como as pessoas encararam a sua relação com o trabalho, com o cliente, com os fornecedores, com os colegas. Quando uma empresa declara seus valores, ela espera que todos os funcionários os compartilhem em todas suas ações. Num contexto em que o funcionário deve ter iniciativa e autonomia, os valores ajudam a estabelecer limites e controlar a ação “autônoma” destes.

Já a VISÃO é a imagem que a organização tem de si mesma e do futuro. É o ato de ver a si próprio no espaço e no tempo. Toda organização deve ter uma visão adequada de si mesma, dos recursos que dispõe, do tipo de relacionamento que deseja manter com os seus clientes e mercados, do que quer fazer para satisfazer continuamente as necessidades e preferências dos clientes, de como irá atingir os seus objetivos organizacionais, das oportunidades e desafios que deve enfrentar. A visão, então, está voltada mais para aquilo que a organização pretende ser no futuro do que como realmente ela é no presente.
 

 

A partir dessas definições básicas de missão, visão e valores, o próximo passo é definir as estratégias da empresa que serão os caminhos para atingir-se tais objetivos e metas propostos.

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

custos-invisiveis-moda-audaces

16/10/2020

O que são custos invisíveis e como eliminá-los da confecção de moda

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

15/10/2020

Gerente de produção: o que esse profissional realiza?

Escrito por Audaces

tabela-de-medidas

13/10/2020

Tabela de medidas feminina: diversidade de corpos e o que diz a ABNT

Escrito por Audaces