Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

22/07/2020

Quais os melhores tecidos para confeccionar máscaras de proteção contra o COVID-19

Entenda todas as recomendações com os principais especialistas quando o assunto é tecido, máscara e proteção contra o COVID-19: confeccionistas e profissionais da saúde.

 

Desde o crescente avanço do novo coronavírus em todo o país, o Ministério da Saúde tem recomendado a utilização da máscara de proteção feita com tecido, com no mínimo duas camadas de pano, ou seja, dupla face. Reconhecidas como Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) primordiais, sobretudo para os profissionais da saúde, as máscaras ganharam uma relevância fundamental no nosso dia a dia, e saber quais os tecidos são os mais habilitados e recomendados para a sua confecção é o que queremos te oferecer neste post super especial.

Neste sentido, devemos ter total atenção no modo como lidamos com a nossa saúde. A consciência e a necessidade diária de proteção nos obriga a saber quais os tecidos que mais nos oferecem conforto e proteção na hora de confeccionarmos uma máscara em casa e, principalmente, quais as melhores opções para reduzir os riscos de contaminação do vírus seguindo, os conselhos da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os principais cuidados para confeccionar a sua máscara caseira é que ela possua ao menos duas camadas de tecido e que seu uso seja exclusivamente individual. Ela deve ser sempre bem ajustada ao seu rosto, cobrindo totalmente as partes da boca e do nariz. É necessária a sua troca por outra limpa após 2 horas de uso, ou seja, tenha sempre mais de uma máscara com você ao longo do dia, caso realmente precise sair de casa.

Quer aprender modelagem 4D sem sair de casa? Conheça o nosso pacote Audaces Creative.

Audaces Creative

 

Mas afinal, quais os melhores tecidos para fazer uma máscara?

E foi assim, repentinamente, que de um dia para o outro nossos rostos passaram a ser cobertos pela metade. Usadas por recomendações internacionais da OMS e do Ministério de Saúde do Brasil na prevenção contra a contaminação pelo Covid-19, as máscaras de tecido foram além da função de nos proteger: passaram também ao status de “acessório de moda” necessários e obrigatórios em momentos em que realmente precisamos sair de casa.

Máscaras de proteção como acessório de moda

Segundo as normas técnicas do Ministério da Saúde, são recomendados, pelo menos, quatro tipos de tecido que possuem capacidade para filtrar as partículas virais através do espirro, da tosse e até mesmo da fala:
As fronhas e lençóis de tecido antimicrobiano, aqueles que você já não quer usar mais para dormir, são excelente opções quando costuradas com dupla camada, oferecendo conforto e proteção. Já o tecido de camisetas 100% algodão oferece até 65% de proteção contra gotículas.

Em terceiro lugar, temos o cotton, um tecido muito versátil, geralmente composto de 55% poliéster e 45% de algodão. Uma ótima opção é sua combinação com algodão como forro interno. Caso seja inviável o reaproveitamento dos tecidos citados, é possível utilizar o tecido do saco de aspirador de pó (novo e limpo, é claro), conhecido como TNT (tecido não tecido).

Saiba como utilizar sua máscara caseira
Máscaras de proteção contra Covid-19

  • Lave bem as mãos com água e sabão, ou utilize álcool em gel antes de tocar na máscara.
  • A máscara deve ser colocada no rosto sempre cobrindo a boca e nariz.
  • Tenha sempre uma máscara reserva. O tempo de uso máximo de cada uma é de 2 horas.
  • Evite tocar na máscara enquanto a utiliza. e não a tire para falar. Use-a sempre.
  • Evite usá-la pendurada no pescoço ou na orelha, para não contaminar essas partes do corpo.
  • Ao retirá-la, utilize sempre os elásticos laterais para tocá-la. Coloque direto em bolsa de plástico fechada até o momento da lavagem.

Confiança caseira. Máscaras eficazes e fáceis de fazer!

Pesquisadores da Universidade de Cambridge realizaram testes com uma ampla gama de materiais domésticos para máscaras caseiras. Os dados mostram que as melhores opções para máscaras caseiras são camisetas, fronhas ou outros materiais de algodão por sua alta respirabilidade e conforto. Esses materiais filtram aproximadamente 50% de partículas de 0,2 mícron, de tamanho semelhante ao coronavírus. Eles também são tão fáceis de respirar quanto as máscaras cirúrgicas, o que os torna mais confortáveis para usar por várias horas ao longo do dia, além de serem reutilizáveis e mais sustentáveis.

Webgrafia consultada:

Portal Abran: Quais são os melhores materiais para fazer você mesmo a sua máscara?

Revista Super Interessante: Quais são os melhores materiais para fazer máscaras caseiras?

Canal Tilt, UOL: Camadas de diferentes tecidos deixam máscara caseira 99%

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Pink October Campaign Symbol

30/10/2020

Campanha Outubro Rosa: quando a prevenção entra na moda

Escrito por Audaces

custos-invisiveis-moda-audaces

16/10/2020

O que são custos invisíveis e como eliminá-los da confecção de moda

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

15/10/2020

Gerente de produção: o que esse profissional realiza?

Escrito por Audaces