Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

12/06/2013

Máquina de costura: saiba como escolher a certa

Saber escolher os instrumentos adequados para a confecção de roupas é um dos desafios do profissional da moda. Os equipamentos precisam atender todas as necessidades da produção com agilidade e rapidez. E, para ajudar na escolha de um dos acessórios essenciais à confecção de roupas, o livro “A Bíblia da Costura” traz algumas dicas de como selecionar a máquina de costura ideal a sua demanda.

Existem hoje no mercado diversos tipos de máquinas de costura, com diferentes formatos, funções e proporcionam acabamentos variados. De acordo com o livro, o primeiro passo para escolher o equipamento é identificar as reais necessidades na confecção das peças: você costura só as vezes ou com frequência? Fabrica peças simples ou complicadas? Quanto está disposto a pagar? Estas questões vão ajudar a nortear a escolha da máquina de costura ideal para executar o trabalho.

Algumas lojas especializadas na venda desses produtos fornecem informações completas sobre cada item e fazem demonstrações. Por isso, veja se é possível testar o equipamento antes de comprá-lo e verifique a complexidade de manuseio. Opte pelos modelos mais simples de operar. Também observe se os botões e alavancas de operação estão bem localizados e são de fácil acesso.

 

 

Avalie as necessidades dos trabalhos antes de comprar a máquina de costura adequada/ Reprodução

Se tiver oportunidade, faça alguns testes com o equipamento. Verifique se é fácil colocar a linha na agulha de costura, se a luz ilumina adequadamente, se a máquina se move adequadamente sobre tecidos leves e pesados. Não esqueça de verificar quais os outros acessórios que acompanham o produto e em que locais existem oficinas especializadas. Analise também se o manual de instruções é detalhado, de fácil compreensão e se possui ilustrações claras.

Na hora de escolher o pé calcador tenha o mesmo cuidado com a escolha da máquina, pois existem pés e acessórios específicos para costurar bainhas, acabamentos, tricô, overloque, entre outros, bem como trabalhos de decoração. Só compre a máquina de costura após ter certeza de que o fabricante possui um serviço eficiente de atendimento ao cliente e de que o aparelho é bem projetado e fácil de usar.

 

Leia mais:

História da máquina de costura: inovação e polêmica
Bainha de lenço: sapata para máquina de costura 
Qualidade no setor de costura é conseguida com ações simples

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

20/08/2019

Ganhe eficiência na modelagem de roupa com o Audaces 360

Escrito por Audaces

sala-de-corte-4.0

13/08/2019

Sala de corte 4.0: planeje e controle a sua produção com mais assertividade

Escrito por Audaces

08/08/2019

Conheça as previsões para a indústria da moda até 2025

Escrito por Audaces