Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

02/05/2014

Mapa mental: ferramentas criativas

Por Julia Picoli
Docente no curso de Moda da Feevale e consultora de produto de Moda

Como já comentei em alguns posts, é super importante na hora de criarmos produtos o uso de ferramentas que nos auxiliem nesse processo. A escolha de tema da coleção é um dos passos essenciais e uma das ferramentas que auxiliam nessa etapa é o mapa mental. Ele proporciona uma visão global do assunto escolhido como temática, ou seja, para organizar e representar ideias.

Após escolhermos a temática começamos a montar o mapa mental. Ele pode ser feito de diversas maneiras, tanto manual quanto digital. Aqui vou tratar do mapa de forma manual, usando cores, palavras e imagens.

Colocamos no centro da folha uma imagem e/ou uma palavra que defina a temática. Logo depois, começamos fazer as associações. Quanto mais combinações fizermos, mais ideias teremos para, posteriormente, desenvolver os produtos. O mapa é feito de forma livre, quanto mais experiências fizermos mais útil ele será futuramente. Sempre pensando que escolhemos conceitos principais e deles fizemos as ramificações. Com os exemplos fica mais fácil de entender.

No exemplo abaixo, a temática da coleção eram o tweens (pré-adolescentes). No mapa mental percebemos as conexões realizadas. As palavras principais como escola, mídia, energia e experimentação foram conectadas, ou seja, fizemos associações. A palavra mídia foi combinada com eletrônicos, tablet e celular também foram associados à ídolos, que por sua vez, foram vinculados à imitação e assim por diante. Isso é o mais interessante do mapa metal, ele nos permite uma infinidade de associações e conexões.
 

Exemplo de mapa mental/ Fonte: acervo pessoal

 

O exemplo abaixo tem como temática arte e moda. Nesse exemplo foi feito uma linha do tempo do século XX com os principais acontecimentos que interferiram na moda. Também foram usada imagens para auxiliar na compreensão do assunto, associando-as com os principais assuntos destacados.

 

 

 

 

 

Linha do tempo do século XX como inspiração/ Acervo pessoal

 

Assim como a temática é individual, cada pessoa desenvolve da sua maneira o mapa e o interessante é que cada um tem a suas vivências, portanto, cada pessoa fará associações do assunto de maneira diferente.

Bacana, né?! Ao usarmos essas ferramentas, conseguimos estimular a nossa criatividade e desenvolver novos projetos sempre de maneira inusitada. Quanto mais mecanismos usarmos, mais conseguimos novas ideias. Como diz Walt Disney “criatividade é igual a ginástica: quanto mais se exercita mais forte fica”.

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Pink October Campaign Symbol

30/10/2020

Campanha Outubro Rosa: quando a prevenção entra na moda

Escrito por Audaces

custos-invisiveis-moda-audaces

16/10/2020

O que são custos invisíveis e como eliminá-los da confecção de moda

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

15/10/2020

Gerente de produção: o que esse profissional realiza?

Escrito por Audaces