Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

07/01/2014

Manga com recorte em tiras: como fazer?

Observando desfiles de moda atuais, pode-se perceber que mangas de diversos tipos vêm sendo amplamente trabalhadas, ora com volumes, recortes ou formatos diferenciados. Criamos esta breve explicação a fim de ilustrar o passo a passo de como executar três tipos distintos de mangas trabalhadas, divididos em três posts, que fazem toda a diferença em uma peça de roupa. Neste primeiro texto iremos mostrar como fazer a manga com recorte em tiras.

Manga com recorte em tiras
Primeiramente, deve-se desenvolver o molde da manga básica, encaixando com a circunferência da cava da peça onde será posteriormente costurada.
Esta manga possibilita a criação de um ombro levemente quadrado, projetado para fora.

 

 

A manga com recorte em tiras é feita tendo como referência a manga básica/ Reprodução

01. Desenhe sobre a cabeça da manga básica, partindo do pique do centro para as laterais, conforme ilustrado na imagem baixo, colocando 2cm para cada lado. Depois, trace 2 quadrados – com 3cm de largura e profundidade – para cada lado seguindo a curvatura da cabeça da manga. Lembrando que estas medidas não são fixas e podem ser alteradas de acordo com o design desejado.

 

 

 

 

 

 

02. Recorte a cabeça dos moldes conforme a imagem abaixo, sendo que o espaçamento de abertura nas tiras será de 2cm, mantendo a medida da circunferência da cava inicial, abrindo somente na parte interna. Faça um corte no centro da manga e amplie em 2cm para cada lado. Suba 4cm na cabeça da manga. Redesenhe todas as partes, cuidando para formar curvas suaves, sem pontas. Não esqueça de marcar piques sinalizando o lado da frente e das costas, também marque um pique no centro da manga.

 

 

 

 

 

 

Passo 3 – Meça a medida das tiras e compare com a medida da cabeça da manga, os valores devem ser iguais já que posteriormente serão costurados. A manga pronta ficará com a aparência ilustrada na imagem a seguir. 

 

 

 

 

Por Bruna Pacheco
Prof. da Universidade Feevale e proprietária da Black Label Consultoria

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

custos-invisiveis-moda-audaces

16/10/2020

O que são custos invisíveis e como eliminá-los da confecção de moda

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

15/10/2020

Gerente de produção: o que esse profissional realiza?

Escrito por Audaces

tabela-de-medidas

13/10/2020

Tabela de medidas feminina: diversidade de corpos e o que diz a ABNT

Escrito por Audaces