Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

21/07/2015

Como tirar as incômodas bolinhas de roupas

Por Aldine Leonhardt
Instrutora de Malharia e Consultora de Moda e Imagem

Um dos assuntos abordados no curso de Confeccionador de Malhas são as indesejadas e incômodas bolinhas que aparecem nesses tecidos. Também conhecidas por piling, elas são nozinhos gerados nas fibras dos fios que acabam transmitindo uma imagem de desleixo e deixando a peça com aparência de velha. Entretanto, o curso ensina que isso pode ser evitado de duas formas muito simples: observando a etiqueta e realizando a lavagem e secagem correta da malha.

bolinhas-em-roupas-malhas-e-tecidos

A leitura das etiquetas da peça é de suma importância, visto que nelas constam a composição do tecido e as instruções de lavagem. A respeito da composição, além de observar as fibras presentes na matéria prima, é necessário dar atenção ao fator determinante na qualidade da peça, o fio, que pode ser penteado, retorcido ou cardado. Confira, a seguir, as características desses tipos de fio.

Fio penteado: é aquele que durante o processo de fiação passa por penteadeiras, máquinas que retém as impurezas e resquícios de fibras, impedindo o aparecimento de piling. Consequentemente é um fio de ótima qualidade.

Fio retorcido: é aquele que durante o processo de fiação tem as fibras torcidas mais de uma vez, o que diminui consideravelmente as pontas das fibras e dificulta o aparecimento de bolinhas nas malhas. Por ser retorcido, torna-se um fio com maior durabilidade.

Fio cardado: é aquele que não passa pela penteadeira durante o processo de fiação, mantendo as impurezas e as fibras curtas, tornando-se suscetível ao aparecimento de piling.

A respeito da lavagem, o tipo de fio não interfere, pois todas as malhas precisam ser lavadas individualmente à mão, já que o atrito das peças durante a lavagem à máquina também causa as bolinhas nas pontas das fibras.

O processo de lavagem deve ser realizado em água fria com sabão líquido bem diluído, pois o sabão em pó mal diluído pode impregnar nos pontos e a água quente pode desestabilizar a fibra, esgaçando a peça. Além disso, é preciso torcer as malhas com as mãos e, para a secagem, deitá-las sob uma superfície plana à sombra, observando que pendurar a peça na vertical favorece sua deformidade.

Realizar a leitura das etiquetas das roupas, observando o fio e a forma de lavagem e secagem da peça, proporciona o conhecimento necessário para cuidar adequadamente de cada malha e manter o tecido em bom estado por mais tempo.

Leia mais:
O que faz um Confeccionador de Malhas
Você sabe medir a elasticidade da malha?
Malhas por urdume: características e estrutura têxtil

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

custos-invisiveis-moda-audaces

16/10/2020

O que são custos invisíveis e como eliminá-los da confecção de moda

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

15/10/2020

Gerente de produção: o que esse profissional realiza?

Escrito por Audaces

tabela-de-medidas

13/10/2020

Tabela de medidas feminina: diversidade de corpos e o que diz a ABNT

Escrito por Audaces