Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

31/07/2013

Livros de moda: conheça quatro livros importantes da área

Quando se trata de livros de moda há quem diga que o Brasil tem uma bibliografia escassa sobre a área. Mas este quadro está mudando. A cada ano pesquisadores e estudiosos do segmento publicam obras que abordam histórias, tendências, estilistas, novidades, inspirações. Para auxiliá-lo em sua busca por conhecimento, faremos uma breve descrição de quatro livros lançados recentemente no país.

A publicação “Moda Intuitiva”, escrito por Cris Guerra, traz uma abordagem, não de ensinar o leitor a escolher a roupa certa para vestir, mas apresenta a moda como um momento íntimo. Para a escritora, um dos passo é questionar-se sobre como se sente naquela manhã antes mesmo de começar a pensar no que usar.

Neste sentido, ela traz dicas que auxiliam o leitor a reconhecer e encontrar o próprio estilo, bem como convida à uma libertação daquelas “regras rígidas” que indicam a maneira de se vestir. A autora leva o usuário para conhecer o prazer ao adquirir uma relação mais estreita com a moda, isso de uma forma mais leve e intuitiva, sem amarras. Cris Guerra é a proprietária do blog Eu Vou Assim – o primeiro blog de looks diários do Brasil.

Um dos livros de moda importante de se ter na estante de casa é “Um século de Moda”, escrito por João Braga. O livro tem uma linguagem leve e objetiva, o que torna a leitura agradável – apesar da ausência de ilustrações – e faz um retrato do universo fashion começando no ano de 1901 e seguindo até o final do século XX. O autor traz curiosidades sobre cada um dos anos referentes a este período, como a origem do termo “à la garçone”.

 

Livros de moda abordam diversos temas do sobre o universo fashion/ Reprodução

Dos livros de moda lançados recentemente, a publicação “Caderno de roupas”, do estilista Ronaldo Fraga, traz uma série de retratos lúdicos sobre temas e inspirações da suas criações. O livro é quase um diário de ideias, onde Fraga registra seu fluxo de pensamento a partir de ideias, memórias projetos e diversas outras referências que influenciaram seu trabalho, como música, dança, literatura, artes. O estilista também expõe suas próprias lembranças, revelando a cada página um pouco do homem-designer, da moda e da arte.

Para ampliar um pouco mais sobre a visão da moda, o livro “Pantalena” conta a história da joalheria Gioielli Pantalena, fundada pelo italiano Francesco Pantalena no Brasil, em 1939. A publicação é escrita pelo neto de Francesco, Mario Pantalena, e ainda desvenda as ideias e as referências utilizadas para criar cada uma das joias produzidas a pedidos de clientes ou das coleções. Fotografias lindas ilustram as páginas do livro e convidam a um passeio pelo universo das joias.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

custos-invisiveis-moda-audaces

16/10/2020

O que são custos invisíveis e como eliminá-los da confecção de moda

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

15/10/2020

Gerente de produção: o que esse profissional realiza?

Escrito por Audaces

tabela-de-medidas

13/10/2020

Tabela de medidas feminina: diversidade de corpos e o que diz a ABNT

Escrito por Audaces