Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

18/01/2013

Livro de criação de moda: 5 dicas essenciais

Estudar é fundamental, não importa o que você pretende fazer. Conhecimento nunca é demais, e não pense que no ramo da moda isso é diferente. Não basta saber desenhar lindos croquis estilosos ou combinar as peças do seu guarda-roupa, é necessário conhecer sobre arte, técnicas de desenho, softwares desenvolvidos para a área, cores, texturas, tecidos, um pouco sobre tudo. E nada melhor que começar a trilhar o caminho no mundo da moda com leituras eficientes.

Aqui vai um Top 5 com livros da área bem interessantes.
 


Crédito imagem: Divulgação

Cronologia da Moda – de Maria Antonieta a Alexander Mcqueen
Autor: NJ Stevenson

Editora: Jorge Zahar
Cronologia da moda apresenta um panorama da história da moda desde o final do século XVIII até os dias de hoje. Com mais de mil ilustrações, todo em quatro cores, textos curtos e de fácil consulta e leitura, é um livro de história, referência e inspiração, que traz: figuras de destaque da moda, entre costureiros, designers, grifes e modelos, incluindo perfis de página dupla dos principais costureiros e designers, de Beau Brummell, Henry Creed e Charles Worth a Dior, Vivienne Westwood e Alexander McQueen; a influência mútua entre moda e as artes e esportes; uma extensa linha do tempo, ilustrada por fotos de looks, peças do vestuário e amostras de estampas e tecidos; glossário e índice.

Dicionário Ilustrado da Moda
Autor: Ambrose Gavinkore

Editora: GG
Este dicionário é uma introdução à terminologia mais atual do mundo da moda, apresentada por meio de definições breves e ilustrações vistosas. Seus mais de 200 verbetes incluem palavras comuns que na moda têm significados muito particulares, como andrógino, botão, conceito ou sapatos; termos que com frequência são usados de maneira incorreta, como baby doll ou corselete; conceitos históricos ou tradicionais que as últimas tendências recuperaram, como espartilho, elisabetano ou melindrosa; e, finalmente, o vocabulário técnico. Em suma, trata-se de uma seleção que reúne termos de ontem e de hoje e forma um vocabulário imprescindível para um registro atual do setor da moda.

As 100 Mais – O Guia de Estilo que Toda Mulher Fashion Deve Ter
Autor: Nina Garcia

Editora: Best Seller
Um livro para todas as mulheres que desejam estar sempre bem-vestidas, As 100 + traz as peças para qualquer guarda-roupa feminino. Nina Garcia, editora de moda da Marie Claire norte-americana e jurada do programa de TV Project Runway, apresenta às leitoras, uma lista que vai de pantufas a salto alto, passando por casacos de pele, jeans e colar de pérolas.

História da Moda no Brasil – Das Influências às Autorreferências
Autor: Joao Braga; Luís André do Prado

Editora: Disal Editora
Resultado de uma pesquisa vasta e inédita em sua abrangência, o livro História da Moda no Brasil: das influências às autorreferências é o mais importante trabalho sobre moda já produzido no Brasil. Com apresentação gráfica primorosa, ilustrado com mais de 400 imagens, o volume permite ao leitor percorrer a história de nosso país por meio das roupas, compondo um painel visual evolutivo dos movimentos estéticos, comportamentais e da criação de moda vivenciados no Brasil.
Em 640 páginas, o leitor encontrará todos os movimentos da moda ocorridos ao longo de mais de um século, dos tempos em que apenas reproduzíamos ou adaptávamos lançamentos de Paris, ao período de criação da alta moda local (com os costureiros da década de 1960, como Dener Pamplona e Clodovil Hernandes), passando pelo surgimento do prêt-à-porter nacional, pelos grupos de moda da década de 1980 até a consolidação das Semanas de Moda – como a São Paulo Fashion Rio e Rio Fashion, na primeira década do século XXI.
Para compor esse painel, foram feitas pesquisas em diversos acervos e coletados 127 depoimentos, relatos de pessoas que vivenciaram essas diversas fases evolutivas e que permitem ao leitor ter um relato histórico vivo.

Curso de Design de Moda – Princípios, Práticas e Técnicas
Autor: Steven Faerm

Editora: GG
Este livro dá uma visão ampla e aprofundada sobre momentos históricos da moda, destaca personalidades relevantes para sua evolução e expõe conceitos básicos para o desenvolvimento de um produto neste segmento, como cores, temas, materiais, ferramentas e planejamento de uma coleção.
Além disso, estabelece um glossário ilustrado sobre detalhes clássicos das roupas e tecidos, orienta a montagem do portfólio e as estratégias de apresentação em entrevistas e indica sites para a aquisição de repertório e tendências. Também apresenta entrevistas com profissionais do mercado internacional, que fazem uma preleção sobre como deve ser o perfil dos futuros designers de moda para se destacarem num ramo cada vez mais competitivo.
Método de qualidade comprovado pelos seus resultados na Parsons The New School of Design de Nova York, cada tópico é ilustrado por trabalhos dos alunos deste curso, desde imagens de referência temática, ilustrações projetuais a fotos de produtos finalizados, para que o leitor possa ter uma noção da organização e representação de um conceito temático que deve ser concretizado em pouco tempo, desde a escolha dos materiais, técnicas de representação e construção ao produto final.

Boa leitura!

Por Vanessa Monique

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

custos-invisiveis-moda-audaces

16/10/2020

O que são custos invisíveis e como eliminá-los da confecção de moda

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

15/10/2020

Gerente de produção: o que esse profissional realiza?

Escrito por Audaces

tabela-de-medidas

13/10/2020

Tabela de medidas feminina: diversidade de corpos e o que diz a ABNT

Escrito por Audaces