Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

07/02/2019

Jeanswear: Como evitar o retrabalho na etapa de modelagem e reduzir os custos de produção

Lidar com as características específicas dos tecidos em sarja, por exemplo,  que assumem a forma diagonal, representa um desafio de qualidade na indústria do jeans wear. Questões antropométricas aliadas às propriedades do tecido precisam ser compensadas na confecção e exigem atenção no passo a passo do processo de produção do jeans para evitar o retrabalho na modelagem. Do transporte e armazenamento do tecido até as etapas de modelagem e costura, uma série de problemas podem acumular-se e gerar prejuízos à empresa, como a torção de pernas e o encolhimento do jeans.

As dificuldades surgem por fatores aliados à produção do tecido, à sua ondulação devido ao modo de acomodação ou a problemas na confecção das peças. O prejuízo da confecção se dá, muitas vezes, pela falta de conhecimento dos profissionais sobre como calcular e conhecer os índices de tolerância para a torção de pernas e o fator encolhimento a partir das informações entregues pelo fornecedor.

Deslocamentos de costura e retrabalho na modelagem somam prejuízos à confecção

O problema da torção de pernas em calças jeans provoca deslocamento de costura, alterando a estrutura da peça e comprometendo a qualidade e a durabilidade do produto final. A torção pode ser um problema do fabricante, com ondulação do tecido devido a erro de desvio na trama ou mesmo ao mal armazenamento, casos em que a confecção deve ser indenizada.

Outro fator que contribui para os erros na produção e para a necessidade de retrabalho na modelagem é a falta de padrão na modelagem e no corte das peças, sem um prévio cálculo de desvio padrão. Isto pode ser agravado por tensões operacionais, equívocos que podem ocorrer na etapa de costura.

Já o fator de encolhimento do jeans é tratado por muitas empresas por meio de testes de tentativa e erro. Na prática, modelos piloto são confeccionados e submetidos à primeira lavagem para que se descubra o potencial de encolhimento do jeans para cada tecido específico.

Com essa produção por “aposta”, o desenvolvimento e a execução de diferentes modelos para teste representam retrabalho na modelagem e na produção em si e impossibilitam que um padrão de tamanhos seja seguido pela confecção. Esse processo acaba levando a um sucessivo reajuste na cartela de tamanhos da marca.

Enquanto alguns desses problemas podem ser solucionados antes da entrada do tecido na linha de produção, outros podem ser prevenidos, de maneira calculada, na elaboração do modelo e durante a execução das peças.

Soluções para torção de pernas e encolhimento podem reduzir custos em 30%

Os diversos métodos e soluções para os problemas com torção de pernas em calças jeans e no encolhimento do tecido visando evitar o retrabalho na modelagem, são previsíveis, contornáveis e podem representar uma redução de custos fixos da ordem de 30%. É o que afirma o especialista do segmento jeans wear e na multissolução Audaces 360, Fabiano Reis, docente na Denim School.

“Muitas confecções não sabem da existência do teste de desvio padrão, em que o corte de uma amostra do tecido antes de colocá-lo na produção permite identificar se há problemas com o produto. Depois da modelagem e da costura, o prejuízo já está consolidado. Além disso, fazer um modelo sem o conhecimento da margem de desvio também ocasiona falhas na confecção da calça jeans. O cálculo envolve o desvio padrão informado pelo fornecedor, o lado maior e o menor do tecido e a sua largura”, explica o especialista.

Segundo Fabiano Reis, com a utilização da multissolução Audaces 360, todas as informações e índices podem ser automaticamente inseridos na modelagem para a produção do jeans, inclusive prevendo o encolhimento e evitando o consequente retrabalho na modelagem.

“Sem apostas e retrabalho, é possível elaborar uma boa base de calça jeans para usar todas as vezes, aplicando a ela os parâmetros e o fator de encolhimento, dimensionados a partir das ferramentas Audaces. Já conduzimos este tipo de correção de rumos em empresas que aumentaram a produção diária de 7 para 25 calças jeans por modelista. É uma revolução na organização de processos da confecção”, enfatiza Fabiano.

Webinar discute soluções para torção de pernas e fator de encolhimento com auxílio da multissolução Audaces 360

No webinar “Torção de pernas e fator de encolhimento em calça jeans: como prever e solucionar  com Audaces 360”, o especialista em jeanswear Fabiano Reis traz exemplos e soluções para evitar problemas com a torção de pernas em calças jeans e relacionados ao fator encolhimento do tecido.

Saiba em que casos recorrer à indenização por problemas relacionados ao tecido, como solucionar a falta de padrão no corte e na construção da modelagem, como evitar falhas no processo de costura e o retrabalho na modelagem.

Ficou interessado em saber como contornar problemas com encolhimento e torção de pernas em calças jeans, para tornar sua confecção mais produtiva e lucrativa? Então inscreva-se para participar nosso webinar, que é gratuito! Separe suas dúvidas e nos vemos em breve!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

21/02/2019

Sua História com a Audaces: Economia de 20% de tecido – Só Pimenta

Escrito por Audaces

lucratividade-colecao-aumentar-tecnologia-ajudar-audaces

20/02/2019

Quer aumentar a lucratividade da sua coleção? Veja como a tecnologia pode ajudar

Escrito por Audaces

supera-otimizacao-gerenciamento-processo-encaixe-audaces

19/02/2019

Audaces Supera: Otimização do gerenciamento do processo de encaixe

Escrito por Audaces