Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

25/11/2015

Jeans: história e conceito

Por Polyane Carlota
Designer de Moda; Modelista; Docente de Moda e Vestuário; Sócia na Camisaria Carlota Reis

O jeans é um tipo de roupa com costuras duplas e reforçadas que teve origem na cidade italiana de Génova, no século XIX. Mas, o conceito jeans surgiu em São Francisco, na Califórnia, no ano de 1853. Nesse período, milhares de mineradores buscavam fortuna na chamada corrida do ouro do Oeste Americano e como suas roupas rasgavam com facilidade, um comerciante chamado Levi Strauss teve a ideia de produzir uma calça com uma lona de material muito resistente e com costuras duplas e reforçadas. A peça foi inspirada na calça dos marinheiros genoveses conhecidos como Genes ou Jeanes e o conceito surgiu como referência a esses marinheiros.

Conceito Jeans com produzido com lona 

Conceito Jeans produzido com tecido denim

Conceito jeans produzido com tecido denim

A palavra denim originou-se na França do século XVII, a partir da expressão Serge de Nimes, que significa sarja de Nimes, em alusão à cidade do sul do país. O conceito jeans denim faz referência a um tecido rústico de algodão bastante usado na época por marinheiros e trabalhadores.

 O tecido denim tradicional é uma sarja (tecido de construção diagonal) de algodão produzida a partir de uma trama (fios transversais do tecido) em fio cru e com urdume, (conjunto de fios longitudinais) em fio tinto com corante índigo.

Construção do tecido denim

Tecido denim

A cor do indigo

O corante índigo é utilizado na Índia há mais de cinco mil anos para aplicação em fibras naturais. O índigo natural é extraído das plantas Indigofera e Isatis trinctoria. Dessa extração obtêm-se um produto azul insolúvel em água posteriormente dissolvido em cubas pelo processo de redução química. Inicialmente, o produto era empregado para tingir lã e, somente, muito tempo depois aperfeiçoamentos no processo permitiram sua aplicação sobre o algodão. O produto foi sintetizado no ano de 1883, por Adolf Von Bayer e comercializado em 1987 pela empresa BASF.

Conseguiram entender de onde veio o conceito jeans? Tem alguma curiosidade para dividir conosco? Deixe seu comentário e participe da conversa!

Saiba Mais:
Verão 2016: segmento jeanswear
Efeito amassado na lavanderia de jeans
Uso do rebolo puído na lavanderia do jeans

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

linha-de-tecidos-compra-lead-times-confecção-audaces

19/09/2018

Entenda como funcionam os lead times de uma confecção na compra de uma linha de tecidos

Escrito por Audaces

moda-do-futuro-industria-4.0-audaces

18/09/2018

Como a Audaces contribui com a Indústria 4.0 e para criar a moda do futuro

Escrito por Audaces

rendimento-de-tecido-como-calcular-audaces

17/09/2018

Conheça mais sobre rendimento de tecido e calcule a sua produção para evitar desperdícios

Escrito por Audaces