Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

19/12/2019

Inovação na moda: 6 estratégias para fazer mais reduzindo custos

Reduzir custos para melhorar o faturamento é um desafio para confecções de todos os tamanhos e segmentos. Quanto maior o lucro, maiores e melhores são as oportunidades de investimento e de crescimento sustentável. Esses objetivos só podem ser alcançados quando uma empresa investe em inovação na moda.

Então você pode comentar: mas inovar na moda é algo natural! Toda empresa que atua no setor deve inovar, buscando sempre novas referências para criar moda com foco nos seus públicos, atendendo consumidores cada vez mais exigentes. Neste conteúdo, você aprenderá seis estratégias que poderão ajudar sua empresa a produzir mais, melhor e, ao mesmo tempo, reduzir seus custos operacionais. Boa leitura!

Como a inovação na moda pode ajudar sua empresa a melhorar a produtividade e reduzir custos 

Para uma confecção sobreviver à concorrência e se manter competitiva, será fundamental contar com estratégias que incluam investir em inovação na moda. 

Inovar pode significar tanto mudar hábitos e repensar e/ou construir uma nova cultura organizacional quanto investir na implementação de equipamentos tecnológicos e sistemas de gestão dos processos produtivos de moda. 

Confira seis estratégias que podem ajudar sua empresa a turbinar sua produtividade e reduzir seus gastos:

  1. Envolva sua equipe e otimize o tempo de trabalho

O ativo mais importante de qualquer empresa são as suas pessoas. Se você pretende usar novas estratégias na sua confecção, é importante que todas essas pessoas estejam cientes das mudanças e como isso será benéfico para a empresa e seus colaboradores. 

Para informar isso, você pode deixar claro as melhorias que serão percebidas tanto no aspecto produtivo e financeiro quanto no bem-estar e na qualidade de vida no trabalho.

A respeito dessa estratégia, será imprescindível levar em consideração que mesmo que você tenha as melhores máquinas do mundo, quem realmente influencia e impacta no aumento ou na diminuição da produtividade do seu negócio são os seus colaboradores.

Frente a esse cenário e tendo essa compreensão, fica evidente a necessidade de organizar suas equipes, definir metas e promover ações que motivem seus colaboradores. Entre outras estratégias, sua empresa pode investir em treinamentos, premiações, benefícios, equipamentos e ferramentas de qualidade, assim como em processos bem definidos. 

Além disso, é preciso evidenciar para os seus colaboradores os resultados das novas estratégias, hábitos e culturas organizacionais adotados pela empresa no ambiente de trabalho e que influenciam na qualidade de vida dos seus funcionários. 

Como você pôde perceber, não basta investir em máquinas para conseguir inovação na moda. Novos sistemas e equipamentos são importantes, algumas vezes até fundamentais, mas é preciso também investir nas pessoas!

  1. Digitalize o seu processo de criação

O processo de criação de moda normalmente leva mais tempo do que o planejado, principalmente se ele é feito à mão. 

Todavia, essa etapa do processo produtivo pode ser reduzida significativamente com a ajuda de sistemas que permitem a criação integral de croquis de moda e moldes diretamente no computador.

Utilizando soluções especialmente desenvolvidas para a etapa da criação de moda, é possível fazer esse processo utilizando apenas o mouse, com apenas alguns cliques e sem o medo de perder muito tempo com peças-piloto reprovadas.

Um exemplo de sistema desenvolvido para a etapa da criação de moda é a solução Audaces 4D. Com a exclusiva tecnologia 4DAlize, esse sistema, que faz parte da multissolução Audaces 360, permite a visualização dos modelos diretamente em um manequim tridimensional.

A criação de novas peças feitas com a tecnologia 4DAlize apresenta, entre outras vantagens, a facilidade da aprovação digital da coleção, o entendimento claro do modelo que deve ser produzido e a otimização e economia no uso da matéria-prima.

  1. Calcule os custos de produção na etapa de criação

Uma ação de altíssimo valor estratégico em uma confecção é a de calcular o pré-custo das novas coleções. A criação é a primeira etapa de todo o processo de confecção de uma peça e também a que define as etapas seguintes — de modelagem, enfesto, corte e costura. 

Portanto, antecipar a viabilidade comercial de suas novas coleções é vital para conseguir assertividade no design e competir com a concorrência de maneira eficiente. 

A melhor forma para calcular os custos de produção na etapa de criação com segurança e precisão é substituir o processo manual pelo digital, ou seja, automatizar esse trabalho. 

Os sistemas digitais para criação entregam inovação na moda, pois permitem que o usuário faça simulações de seus projetos com uma pré-visualização fiel de cada produto, além de criar automaticamente a ficha técnica. 

Dessa maneira, é possível aprovar as coleções diretamente no computador e sem a necessidade de uma peça-piloto. Isso traz economia de tempo e de dinheiro para uma confecção! Com as informações contidas na ficha técnica, você pode calcular o pré-custo simultaneamente ao desenvolvimento do seu processo de criação.

  1. Organize, dinamize e agilize a modelagem

Realizar a modelagem manualmente leva muito tempo. Além disso, quando feita dessa forma, a modelagem fica suscetível a erros, o que pode resultar em retrabalho. 

Vale ponderar que retrabalho na indústria da moda significa perda de tempo, dinheiro e pode ocasionar, inclusive, atrasos na linha de produção. Todos esses problemas podem ser resolvidos se a confecção adotar inovação na moda através de sistemas que facilitam a etapa da modelagem.

Hoje, é possível realizar moldes com gradação precisa, com muita facilidade e com apenas alguns cliques, tornando o processo dinâmico independentemente da complexidade do molde, seja para criar um novo modelo ou para alterar alguma base já existente. 

  1. Invista em equipamentos que maximizam o uso de matéria-prima

A matéria-prima representa aproximadamente 60% do valor de uma peça de roupa. Isso faz com que tecidos e aviamentos se tornem o principal fator na composição do custo de cada peça produzida e de toda uma coleção. Por isso, quanto melhor a matéria-prima é aproveitada, maior a rentabilidade de seus produtos e menor o custo de produção.

Para maximizar o uso de matéria-prima, existem máquinas e sistemas de alta tecnologia que controlam e ajudam a administrar e maximizar os seus recursos produtivos. Além disso, esses produtos focados em oferecer inovação na moda garantem encaixes perfeitos e efetuam o corte automaticamente, com excelente qualidade em todas as camadas de enfestos. 

  1. Automatize processos e invista em uma solução para integrar, programar e controlar sua confecção

A Audaces desenvolveu uma solução completa que permite que o empreendedor planeje, controle, analise e avalie todos os processos produtivos de uma confecção em tempo real: a multissolução Audaces 360.

Audaces 360 é uma plataforma composta de sistemas e máquinas que integra todas as etapas criativas e produtivas de uma confecção. Através dessa integração, a multissolução gera e armazena dados que podem ser usados para otimizar o talento criativo, melhorar a produtividade e maximizar os recursos produtivos. 

Ao adotar essa inovação na moda, as empresas do setor podem alcançar o principal objetivo de todas as confecções: serem assertivas na criação e no desenvolvimento e rentáveis na produção! 

Confira a lista de máquinas e sistemas que podem ser integrados com a utilização do Audaces 360:

– Audaces Idea: sistema que permite criar croquis com ficha técnica e pré-custo automatizado;

– Audaces 4D: solução criada para facilitar o desenvolvimento de modelos, que podem ser visualizados em manequins realistas e aprovados sem a necessidade de peças-piloto;

– Audaces Moldes: sistema que facilita o desenvolvimento de moldes e a gradação feita diretamente no computador;

– Audaces Digiflash, Aparelho Digiflash, Aparelho Digiflash XT: sistema e aparelhos digitalizadores de moldes;

– Audaces Encaixes: sistema que permite a realização de encaixes automáticos com poucos cliques e aproveitamento máximo de tecido;

– Audaces Supera: servidor de encaixes;

– Audaces Neocut Bravo: a melhor e mais hightech máquina de corte automática com tecnologia única da Audaces;

– Audaces ICF: sistema que permite o fluxo de corte inteligente;

– Audaces Jet Lux: plotter de risco eficiente e econômico;

– Audaces Neocut SL: máquina de corte de design personalizado;

– Audaces Linea: enfestadeira automática;

– Audaces Pratica: mesa de enfestar multivalente.

Pronto! Agora você já conhece seis estratégias que usam inovação na moda para melhorar a produtividade de uma confecção e reduzir os custos de produção. 

Lendo sobre esse assunto, você também descobriu um pouco mais sobre a multissolução Audaces 360 e todos os sistemas e máquinas que fazem parte da solução mais completa do mercado para quem atua com a moda. 

Com esse produto, sua empresa pode integrar todas as suas etapas e garantir que todos os seus processos, desde a criação até o corte, sejam feitos de forma digital, o que permite automatização de parte dos processos e uma produção planejada, organizada, controlada, analisada e avaliada. Dessa forma, um empreendedor de moda pode tomar decisões mais assertivas na hora de ampliar seu negócio e melhorar seus resultados.

Se quiser aprender mais sobre inovação na moda, continue acessando os conteúdos do nosso blog — ele está cheio de informações úteis para você e seu negócio. Para descobrir como transformar sua confecção e levá-la para o futuro com o Audaces 360, entre em contato com um de nossos consultores!

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

07/08/2020

O que é o tecido Helanca?

Escrito por Audaces

tecido tule o que é

04/08/2020

O que é tule? Saiba mais sobre este tipo de tecido

Escrito por Audaces

04/08/2020

O que é tecido de musseline e para que serve?

Escrito por Audaces