Inovação: ideias, desafios e novidades

A palavra “inovação” está sendo muito empregada na mídia ultimamente, mas a grande maioria das empresas tem dificuldade em tornar concreta sua utilização dentro das empresas.
A inovação é a exploração com sucesso de novas ideias e ela deve gerar receitas financeiras. E no processo, que produz benefícios nas estampas de produção, geralmente com aumentos de produtividade e redução de custos. Para que as empresas iniciem o processo de inovação, é necessário que, em primeiro lugar, ela de a atenção devida ao tema e principalmente esteja atenta ao futuro.

Como exemplo de boas práticas, a Fiat Powertrain promove iniciativas para fortalecer a cultura inovadora em todos os níveis da organização. Com o objetivo de sensibilizar 100% dos operadores da fábrica, foi realizado no segundo semestre de 2010, o Programa “Inovação para Todos”.

A iniciativa contou com a consultoria da Inventta e mobilizou 1504 profissionais da planta de Betim. Com duração de 30 minutos, as intervenções começavam com um teatro de bonecos e se encerravam com um momento de reflexão e construção participativa sobre o tema. Ao longo de uma semana, foram realizadas 45 intervenções nos turnos da manhã, tarde e noite.

“Nosso primeiro desafio foi elaborar o modelo de trabalho direcionado a um público que não poderia parar suas tarefas por mais de 40 minutos. Após definir a metodologia, estruturamos a história e criamos personagens que pudessem representar a realidade da empresa e sua trajetória inovadora”, explica o presidente e sócio-fundador do Grupo Instituto Inovação, Paulo Renato Macedo Cabral. Segundo ele, o Programa insere um novo elo na cadeia de inovação da Fiat Powertrain e fecha um ciclo.

Por Andrea Zatta
Consultora e Coordenadora da Pós Graduação de moda e Gestão do Senai Londrina

Leia também…
– O que é inovação?
– Onde a inovação pode acontecer?
Criatividade e inovação: qual a relação?

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *