Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

24/11/2014

Impressione-se!

Por Kledir Salgado
Designer de moda com Mestrado em Têxtil e Moda pela USP

O impressionismo é o nome de um movimento artístico que se desenvolveu na França durante a segunda metade do século XIX, decorrente do realismo francês. Os impressionistas tinham como principal objetivo retratar os efeitos da luz nos objetos da natureza, traduzindo impressões puramente visuais.

A primeira exposição impressionista ocorreu em 1874 – o ano é considerado o marco inicial do movimento. Embora tenha recebido duras críticas e uma repercussão negativa por parte do público, em poucos anos o impressionismo foi reconhecido como a primeira escola da pintura moderna. A consagração oficial veio em 1927, com a criação pelo governo francês de um museu especial em Paris, o Jeu du Paume, dedicado à estética impressionista. Em 1987, o acervo deste museu foi transferido para um novo prédio, chamado de Museu d’Orsay.

A moda desta época do ano muda, as revistas fazem sua edição já anunciando o verão que se aproxima, as vitrines ficam belas com suas novas coleções, a cor volta na moda, faz um leve calor, as pessoas se alegram as cores e as flores invadem não só a vida das pessoas, mas também explodem em estampas vivas trazidas pelos estilistas.

É dado o pontapé inicial para o verão, o que significa que combinações de cores vivas e tecidos leves devem invadir os looks femininos. É clichê? Sim, mas não há padrão que melhor traduza a alegria da estação para a alma de todos do que as flores.

 

 

 

 

Christian Dior- Primavera Verão 2015

Muito antes do namoro entre arte e moda virar regra, Christian Dior já recorria às imagens de pintores impressionistas como Monet, Renoir e Pissaro para criar roupas. Muito mais do que inspiração, o ponto de encontro entre o trabalho de Dior e dos pintores é a bela paisagem da Normandia (bela região bucólica no noroeste da França), na qual tais pintores foram, durante a primavera, buscar inspiração para suas obras de artes e, mais tarde, Christian Dior também fez o mesmo caminho.

 

 

 

 

Jardin de l´Artiste (1900), Monet.

 

 

Christian Dior (2012).

 

 

Roses Mousseuses (1890), Renoir. / Christian Dior (1956).

Ao criar moda para o alto verão vale utilizar desta bela combinação tão apreciada por Dior: estampas florais com ares impressionistas sob tecidos leves, como crepes e cetins opacos, com formas amplas, como vestidos, saias e chemisiers esvoaçantes. Tais estampas tem grande apelo ao público por apresentar elementos que convencionalmente geravam sentido à beleza como oriundo de elementos naturais sendo as flores as mais notáveis para isso.
Para o criador de moda, estar atento a tais clichês é muito importante, pois estes elementos sempre vão agradar o consumidor e sempre devem aparecer reinventados e apresentados de maneira inovadora. Busque novas formas de mostrar as flores e impressione.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

custos-invisiveis-moda-audaces

16/10/2020

O que são custos invisíveis e como eliminá-los da confecção de moda

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

15/10/2020

Gerente de produção: o que esse profissional realiza?

Escrito por Audaces

tabela-de-medidas

13/10/2020

Tabela de medidas feminina: diversidade de corpos e o que diz a ABNT

Escrito por Audaces