Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

11/11/2014

Identificando oportunidades de negócios

Por Eduardo Vilas Bôas
Professor de Moda do Senac SP

Todo empreendedor deve saber que uma boa ideia é uma condição necessária, mas não suficiente, para se lançar à criação de um novo empreendimento. É necessário identificar como e quando uma ideia pode ser convertida em um negócio de sucesso, tanto que é comum ouvirmos de consultores e empresários a máxima "as oportunidades estão em toda a parte".

Mas onde? Como identificar tais oportunidade? Isso não é tão fácil assim. A verdade é que, muitas vezes, só percebemos a boa ideia quando alguém já a transformou num produto ou serviço. Nosso pensamento imediato é: "Por que não pensei nisso antes?" Claro que não há fórmulas prontas para identificar oportunidades. Um ponto de partida pode ser entender como as importantes mudanças econômicas, sociais e políticas que vêm ocorrendo no cenário mundial desencadeiam tendências que geram oportunidades de negócio.

Algumas dicas podem ajudar, como as de Clayton Christensen, professor da Harvard Business School e autor de “O Crescimento pela Inovação”, entre outros títulos.

Procure o não-consumidor. Por que a Lacoste lançou a linha kids? Os clientes da marca estão envelhecendo e a marca prepara um novo grupo de consumidores para o futuro. O perfil do consumo de roupas infantis também mudou: menos crianças por família, aumenta-se a qualidade dos produtos adquiridos.

 

 

Segmente de forma diferente. Não segmente mercados de forma tradicional, conforme tipos de produtos, faixa de preço ou faixa etária. Busque segmentar de forma a refletir a realidade do consumidor e a tarefa/benefício que ele está buscando. A marca Maria Barriga foi uma das precursoras na oferta de moda às gestantes. A proposta deu tão certo que até o plus size (as mães que acompanhavam as filhas nas compras) começaram a comprar da marca – produtos que podem continuar sendo usadas após o parto.

 

 

 

 

Fique de olho nas restrições. O tempo e a falta de dinheiro costumam ser dois fatores de restrição de consumo. Por isso, além do aumento dos serviços de delivery e personal, vemos também a proliferação de lojas multimarcas que concentram grifes de moda em um só local de forma conveniente a compra, já que o cliente não precisa vagar em shoppings à procura de diversas marcas. Também reduzem o risco de investimento em uma marca nova, visto que as grifes reconhecidas no mercado tem poder de atração de consumidores.

 

 

 

 

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

encaixe-de-pecas-como-ganhar-eficiencia-agilidade-audaces

10/10/2019

Como ganhar eficiência e agilidade no encaixe de peças de roupa

Escrito por Audaces

programa-de-modelagem-3d-diferenciais-audaces

08/10/2019

Programa de modelagem 3D: confira os diferenciais da solução Audaces

Escrito por Audaces

04/10/2019

Da máquina de costura até a consultoria em moda: conheça a história de Analivia Lessa

Escrito por Audaces