Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

17/09/2019

Gestão de moda: 7 cases de sucesso para se inspirar

Investir corretamente em processos e tecnologias de ponta é algo essencial para melhorar a gestão de moda dentro da indústria têxtil e de confecção. Com as soluções adequadas, sua empresa pode dar grandes saltos quantitativos e qualitativos em termos de produtividade. Esse tipo de avanço estratégico nos negócios abre caminho para mais eficiência e assertividade dentro de um mercado cada dia mais exigente.

Neste post, iremos apresentar 7 cases de sucesso de empresas que adquiriram as soluções da Audaces e potencializaram seus procedimentos. São exemplos de quem aumentou a produtividade, reduziu desperdícios, passou a fabricar mais com menos e a ampliar sua lucratividade em pouco tempo. Essas empresas demonstram que o futuro da indústria da moda está nos investimentos certeiros em automação e digitalização.

1. Só Pimenta: otimização na gestão de moda

Atuando no nicho de moda feminina, a Só Pimenta adquiriu a multissolução Audaces 360 em 2018 e rapidamente detectou ganhos em tempo de produção e economia de tecido. Se antes, em um enfesto, eram cortadas 42 peças, hoje se cortam 48 (com uma economia de 20% em matéria-prima).

Outro ganho considerável se deu na produtividade. A etapa dos riscos, que levava cerca de uma hora para ser concluída, agora leva apenas 10 minutos. Tal otimização permitiu que os gestores da empresa pudessem se concentrar mais em atividades estratégicas do que em trabalhos de supervisão.

2. Rola Moça: melhorias na modelagem

Há 23 anos no mercado, a Rola Moça atua no segmento de moda fitness. Até 2009, a empresa trabalhava exclusivamente com pronta entrega e seus processos de corte e modelagem eram executados manualmente.

A partir daquele ano, entretanto, houve a implantação do Audaces Moldes, solução que trouxe 50% de economia de tempo na modelagem para a empresa. Outra otimização foi obtida no aproveitamento de matéria-prima: em média 800 metros de tecido são economizados todo mês. Agora, esse material pode ser utilizado na produção de mais peças.

3. Jodarc: aumento de capacidade produtiva

Especializada no segmento de uniformes, a Jodarc tem uma produção aproximada de 100 mil peças mensais. A gestão de moda da empresa precisa dar conta de realizar entregas com eficiência para grandes companhias como Jeep, Fiat e DHL.

Ao implementar a multissolução Audaces 360, a Jodarc alcançou imediatamente um aumento de 3% na capacidade produtiva: 3 mil peças a mais com a mesma quantidade de matéria-prima. A razão para isso é que os encaixes são agora feitos de modo automático, o que otimiza o aproveitamento dos insumos na fabricação dos produtos da empresa.

4. Covecorp: fim do retrabalho

Sediada no Chile, a Covecorp é especializada na produção de uniformes profissionais. Atualmente, a empresa conta com uma infraestrutura automatizada composta por soluções Audaces.

Antes de investir nas tecnologias que facilitam a gestão de moda, a empresa enfrentava problemas de retrabalho porque inúmeras peças-piloto precisavam ser produzidas para se alcançar a qualidade desejada.

Com o uso do sistema Audaces 4D, que faz parte da multissolução Audaces 360, tornou-se possível verificar previamente aspectos como cor, caimento e estampas e visualizar cada peça sem a necessidade de uma peça-piloto. Assim, a tecnologia conferiu agilidade e maior segurança aos processos da empresa.

5. Soft Malhas: cortes mais ágeis

Após visitas em feiras do setor têxtil, a Soft Malhas – especializada em roupas esportivas – resolveu adquirir a multissolução Audaces 360. Desde então, a empresa alcançou uma economia de 13% em uso de matéria-prima.

Mas o principal avanço foi a otimização na fase de corte, que registrou uma aceleração de 50% mantendo a mesma equipe de trabalho. Como passou a produzir mais em menos tempo, a Soft Malhas pôde absorver mais pedidos de clientes e melhorar sua performance no mercado.

6. Oxintty Confecções: avanços em todas as etapas

Os investimentos em tecnologias e gestão de moda feitos pela Oxintty Confecções trouxeram para a empresa ganho de tempo em várias etapas produtivas. Na etapa de corte, por exemplo, o trabalho que antes tomava 3 horas para ser feito manualmente, agora, com a automatização, leva apenas 20 minutos.

Outro ponto foi a redução de 90% nos erros cometidos na máquina de corte. O tempo de criação e a aprovação das coleções também caíram 50% graças à comunicação integrada entre as áreas da empresa a partir da elaboração de fichas técnicas automatizadas pelo sistema Audaces Idea.

7. Teckex: do manual ao automático

Até 2011, a empresa especializada em uniformes profissionais Teckex operava os processos de corte manualmente, com os planos sendo desenhados direto no tecido, o que retardava o talhamento das peças.

A partir de então, a empresa resolveu mudar a gestão de moda que vinha fazendo e investir em novas tecnologias. Com a implementação do Audaces 360 o rendimento de produção foi elevado e o desperdício de material e resíduos diminuiu. A etapa de encaixe ficou 60% mais rápida, enquanto o corte acelerou em 40%.

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe-o com os seus amigos e colegas de trabalho nas redes sociais!

Aproveite para conferir outros cases de sucesso no nosso site e para ouvir o primeiro podcast da série Cases de Sucesso Audaces, que tem como convidado o professor Marcelo Souza da Silva, clicando aqui.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

como-criar-uma-colecao-de-moda-tendo-pre-custo-desde-inicio-audaces

15/10/2019

Como criar uma coleção de moda tendo o pré-custo desde o início

Escrito por Audaces

encaixe-de-pecas-como-ganhar-eficiencia-agilidade-audaces

10/10/2019

Como ganhar eficiência e agilidade no encaixe de peças de roupa

Escrito por Audaces

programa-de-modelagem-3d-diferenciais-audaces

08/10/2019

Programa de modelagem 3D: confira os diferenciais da solução Audaces

Escrito por Audaces