Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

06/11/2014

Gestão da fixação de preços

Por Eduardo Vilas Bôas
Professor de Moda do Senac SP

No varejo de moda a tática para fixação de preços mais utilizada é a do alinhamento de preços. Consiste em atribuir para as mercadorias de certa categoria de produtos diferentes níveis de preço, correspondendo a diferentes níveis de qualidade.

Tradicionalmente o varejo de moda brasileiro trabalha com 3 a 4 faixas de preços, isto é, uma faixa barata, uma mediana e outra cara. Essas linhas de preço são úteis, pois orientam o desenvolvimento do produto ou montagem da coleção (no caso de compradores), permitindo solucionar produtos que se enquadrem na expectativa final de preço a ser comercializado pelo varejista.

O alinhamento permite também que produtos com custos diferentes sejam vendidos pelo mesmo preço final, ou seja, o que importa é o design de determinado produto poder torná-lo mais caro ou mais barato para o consumidor.

O alinhamento de preços também ajuda na redução de faixas excessivas de preços que, geralmente, confundem o cliente quanto à noção de valor de cada produto, dificultam a gestão do preço no ponto de venda e a própria exposição desses produtos, além de ajudar na comparação de preços entre concorrentes.

No exemplo hipotético abaixo você pode ver que as faixas indicadas em vermelho têm fraquíssimo desempenho de vendas em relação as demais para a mesma categoria de produtos. Provavelmente esses preços poderiam ser eliminados e os produtos contidos nessas faixas excluídas transferidos para outras linhas de preços, diminuindo a complexidade de preços do mix de produtos.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

12/12/2019

7 dicas para acertar no desenho técnico de moda e ter sucesso

Escrito por Audaces

10/12/2019

Vantagens de trabalhar com a ficha técnica de moda integrada

Escrito por Audaces

06/12/2019

O que é gradação e como executá-la com poucos cliques

Escrito por Audaces