Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

20/08/2019

Ganhe eficiência na modelagem de roupa com o Audaces 360

As tecnologias digitais trouxeram inúmeras vantagens para a indústria da moda. Se antes eram usados lápis, papel e tesoura para fazer a modelagem de roupa, hoje as soluções baseadas em sistemas CAD aceleram essa etapa trazendo mais precisão e eficiência. Esses métodos tornaram-se, assim, fundamentais na fabricação de peças em larga escala e mesmo em produções mais artesanais e sob demanda.

Por meio dos sistemas CAD, o cursor do mouse pode ser transformado nas mais diversas ferramentas de criação, aumentando as possibilidades de trabalho do estilista e o potencial criativo da marca de moda. Além disso, o cálculo automático de medidas, gradações e encaixes assegura a exatidão dos moldes. Ao passar do método manual para o digital, a confecção ganha tempo, reduz custos e desperdícios e potencializa sua competitividade no mercado. Saiba, a seguir, como ganhar eficiência na modelagem de roupa com a ajuda da tecnologia.

Como funciona a modelagem de roupa no sistema CAD

Uma das soluções para o mercado da moda que fazem parte da multissolução Audaces 360 é o sistema CAD para modelagem de roupa diretamente no computador Audaces Moldes. Esse sistema é baseado em uma lógica de coordenadas cartesianas na qual o modelista cria traçados, curvaturas e circunferências utilizando pontos de controle dentro de uma área de trabalho plana (com os eixos vertical e horizontal).

A criação de bases de moldes dentro de um sistema CAD é feita a partir das coordenadas verticais e horizontais, geralmente medidas em centímetros. É como trabalhar manualmente sobre uma mesa plana, com a diferença de que os valores calculados automaticamente pelo sistema e os traçados altamente precisos agilizam todo o processo produtivo.

Situando as marcações em determinadas coordenadas, o usuário pode traçar linhas retas ou curvas e fazer o desenho de qualquer vestuário com o manuseio do mouse, podendo logo em seguida graduar essas peças de forma automática. Feito isso, as bases de moldes podem ser salvas no sistema e utilizadas posteriormente – inclusive para outras criações.

Criando uma base de molde do zero na multissolução Audaces 360

Como os profissionais da moda criam uma base de molde do zero no Audaces 360? Primeiramente, dentro do Audaces Moldes – sistema CAD que faz parte da multissolução –, a modelagem de roupa se inicia na paleta Construção, na qual o usuário insere na área de trabalho um quadrado ou retângulo, dependendo da peça que pretende moldar.

Nas laterais e no interior da figura geométrica serão inseridas as marcações em centímetros em coordenadas cartesianas, ou seja, no eixo horizontal X, vertical Y ou diagonal D, com o uso do botão “Por coordenada”.

Estabelecidas as marcações, o modelista poderá então conectá-las com traçados retos ou curvos a partir de ferramentas que determinam angulações automáticas. Dessa maneira, a criação de decote, mangas e cavas numa blusa, por exemplo, é feita rapidamente e com medidas seguras e precisas.

Até esse ponto, o modelista tem um desenho da peça. Para fazer com que o sistema reconheça o molde a partir desse desenho, o usuário precisará pressionar o comando “extrair molde”, na aba de Produção, clicar em cada uma das partes que compõem a peça e, depois, arrastar a área destacada para fora do retângulo inicial. Na tela do computador irá surgir, então, a base de um molde.

Interpretações e medidas na modelagem de roupa com a multissolução da Audaces

Com a base de molde pronta e salva no computador, é possível abri-la em um novo arquivo e iniciar uma interpretação de modelo e uma nova modelagem de roupa. As ferramentas utilizadas serão praticamente as mesmas que as da criação da base.

No Audaces Moldes, o usuário pode elaborar novas peças com diferentes especificações livremente a partir de uma base fixa que, diferentemente do método manual, não precisa ser redesenhada periodicamente em função do desgaste do material utilizado.

Após a criação da base de molde, pode-se também criar, utilizando a aba Graduação no Audaces Moldes, uma tabela de medidas para realizar com velocidade o redimensionamento das peças em escalas numéricas (36 ao 42, por exemplo) ou por medidas (do PP ao GG).

Erros nessa etapa podem comprometer toda uma produção, mas com recursos automatizados, que permitem gradações tanto regulares como irregulares, a precisão é garantida e as falhas no processo são eliminadas. O usuário só precisa entender de modelagem e aprender a inserir os comandos no sistema para produzir de forma simples, com segurança e velocidade.

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe nas redes sociais. E se você ficou interessado em saber como pode melhorar a produção da sua empresa e eliminar os gargalos e problemas decorrentes da modelagem de roupa manual ou com sistemas não integrados, confira mais detalhes sobre a multissolução Audaces 360 na página do produto.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

06/12/2019

O que é gradação e como executá-la com poucos cliques

Escrito por Audaces

04/12/2019

Como é feita a modelagem digital com a multissolução Audaces 360

Escrito por Audaces

digitalizacao-de-moldes-de-roupas-conheca-tecnologias-audaces

28/11/2019

Conheça tecnologias para a digitalização de moldes de roupas

Escrito por Audaces