Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

24/03/2014

Gancho da calça pode ser ajustado nos moldes

Conforto e bom caimento das roupas é essencial para determinar o sucesso de uma peça. No caso das calças, o caimento adequado delas depende de como a parte do tronco é assentada. Porém, nem sempre a modelagem está de acordo com a forma corpórea do usuário, sendo necessário fazer alterações nos moldes, especialmente na região do gancho. Algumas medidas que determinam o bom caimento são a altura e o comprimento do gancho da calça.

Altura do gancho: corresponde à medida da cintura até a parte de baixo dos quadris, quando retirada na posição sentado. Essa distância é importante porque com ela pode-se determinar se é necessário ajustar a medida da cintura à parte superior das pernas. As alterações feitas na altura do gancho da calça podem afetar a costura e a lateral da calça.

Comprimento do gancho: corresponde a medida tirada a partir da cintura (frente) passando por entre as pernas até a cintura (atrás). Essa medida afeta apenas a costura do gancho e não a lateral da calça. Quando se trata desta distância, é importante distribuir adequadamente o comprimento total do gancho no que for necessário nas partes da frente e de trás.

Quando for preciso fazer alterações no comprimento total do gancho é possível realizá-la na ponta localizada na inserção da costura e a costura da parte interna das pernas da calça. Também pode ser modificada ao longo da costura do gancho. Caso o comprimento seja alterado na ponta do gancho, é necessário fazer uma mudança adicional, uma vez que a largura das pernas da calça da parte superior da coxa aumenta ou diminui se a costura do gancho for apertada ou alargada.

Uma dica é usar o método da costura de gancho para fazer alterações em situações que existirem problemas com estômago e quadris salientes. Esse procedimento permite a adição ou retirada de medida na parte da frente ou atrás. Já quando houver a necessidade de modificar a altura e o comprimento do gancho da calça, é importante iniciar pela altura. Logo após, deve-se medir a costura do gancho do molde antes de determinar as alterações necessárias, caso seja necessário, altere o comprimento.

Alterando a altura do gancho no molde
A) Para aumentar:
corte o molde na linha em que é necessário fazer o ajuste, e quando for preciso afaste as partes cortadas. Faça o mesmo procedimento com as partes da frente e das costas.
B) Para reduzir: Faça uma dobra na região que precisa ser alterada (alguns moldes prontos vem com a indicação “aumente ou reduza aqui”). A profundidade da dobra deve ser igual a metade da redução pretendida. Faça o mesmo com a frente e as costas do modelo.

 

Modificando a altura do gancho de uma calça/ Reprodução

 

Alterando o comprimento do gancho no molde
A) Método da ponta do gancho:
trace uma linha de gancho como o mostrado na figura. A linha inicia na costura lateral e acaba na ponta do gancho, perpendicular à trama do tecido. Para aumentar o comprimento do gancho prolongue a linha da ponta do gancho até onde for necessário. Trace novas linhas de corte na costura,da parte interna das pernas e do gancho. Já para reduzir essa medida, basta encurtar a linha na ponta do gancho.

B) Método de costura do gancho: para aumentar o comprimento do gancho corte o molde na área que será alterada (alguns moldes prontos mostram a linha de alteração) até a costura lateral e afaste o suficiente para que linha termine em direção a costura lateral. Já para proceder a redução, basta dobrar o molde no ponto de alteração para retirar a medida necessária na costura do gancho. Diminui ao máximo a espessura da dobra para que não haja mudança na linha da costura.

 

 

 

 

 

Modificando o comprimento do gancho de uma calça/ Reprodução

 

 

Fonte
A Bíbila da Costura

Leia também…
Calça jeans: estilo atemporal
– Análise ergonômica da modelagem das calças jeans 
Vestuário: 17 principais medidas utilizadas na modelagem

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Símbolo da Campanha Outubro Rosa

30/10/2020

Campanha Outubro Rosa: quando a prevenção entra na moda

Escrito por Audaces

custos-invisiveis-moda-audaces

16/10/2020

O que são custos invisíveis e como eliminá-los da confecção de moda

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

15/10/2020

Gerente de produção: o que esse profissional realiza?

Escrito por Audaces