Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

22/08/2013

Exposição Future Beauty mostra peças de estilistas japoneses

Está em cartaz até 8 de setembro, no Seattle Art Museum (EUA), a exposição Future Beauty: 30 Years of Japanese Fashion, em comemoração às três décadas do japonismo. Surgido nos anos 80 e apresentado pela primeira vez nos desfiles para o verão de 1983, a inovação oriental era trazida pelos estilistas japoneses, então novatos, Rei Kawakubo Yohji Yamamoto, ao colocarem na passarela peças que se assemelhavam a “sacos e cobertores”, em oposição aos terninhos e saias lápis dos criadores franceses.

As dobraduras, assimetrias e bainhas desfeitas dos novos estilistas japoneses chocaram e foram capazes de gerar amor e ódio. As roupas eram descoladas do corpo e não pretendiam valorizar as formas, priorizando o conforto herdado do quimono. Meses depois da apresentação em Paris, Issey Miyake ajudou a consolidar o movimento com a exposição Bodyworks.

 

Exposição Future Beauty: 30 Years of Japanese Fashion apresenta peças de estilistas japoneses famosos/ Reprodução

De lá para cá, estes criadores mantêm uma produção contundente e rica, reforçando sua identidade e aprimorando seu olhar sobre o mundo, o homem e a moda. Yamamoto, ao trabalhar em ausência de cor, usando especialmente o preto, busca a valorização da forma. Kawakubo, apesar de negar a intenção, inevitavelmente nos faz pensar sobre a questão feminina de maneira muito ampla, ao desfazer a forma da mulher e nos propor enxergar outras possibilidades de exercermos a feminilidade.

A exposição Future Beauty em cartaz em Seattle traz cerca de cem criações de estilistas fundamentais para a construção da moda contemporânea. Com acervo emprestado pelo The Kyoto Costume Institute, a mostra ilustra como o japonismo influenciou Alexander Mcqueen e o movimento belga, nas criações de Martin Margiela, Ann Demeulemeester e Dries Van Noten.

Por Ana Carolina Steil
Pós-graduanda em Mídia, Moda e Inovação no Senac/RS

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

custos-invisiveis-moda-audaces

16/10/2020

O que são custos invisíveis e como eliminá-los da confecção de moda

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

15/10/2020

Gerente de produção: o que esse profissional realiza?

Escrito por Audaces

tabela-de-medidas

13/10/2020

Tabela de medidas feminina: diversidade de corpos e o que diz a ABNT

Escrito por Audaces