Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

20/06/2013

Estamparia digital: a essência criativa da estilista Mary Katrantzou

Tudo é uma questão de perspectiva. Os efeitos tridimensionais enganam o olhar e quase ordenam as mãos ao toque de figuras hiper-realistas que parecem flutuar sobre roupas e acessórios.

Os truques da estamparia digital na moda – com uma carga hipnótica – combinam engenharia têxtil e alta tecnologia e são a essência criativa da designer grega Mary Katrantzou. Da experimentação ao domínio da técnica, ela vem revolucionando o cenário da moda e conquistando a crítica especializada com prints que assumem o papel de assinatura inequívoca.

 

A designer Mary Katrantzou cria estampas com efeitos caleidoscópios e tridimensionais/ reprodução

Os padrões caleidoscópicos, presentes na estamparia digital criada pela estilista, interagem e coincidem com os cortes e volumes de suas roupas. Criam uma homogeneidade que aguça a percepção e traça um sentido de realidade tridimensional, onde a visão é guiada a mergulhar na profundidade da estampa.

O trabalho executado por Mary Katrantzou é uma versão contemporânea do trompe l'oeil, técnica artística que remonta aos gregos e romanos. A técnica foi amplamente utilizada na pintura e arquitetura renascentista para criar efeitos óticos.

A expressão francesa trompe l'oeil – que significa "engana olho" – foi introduzida no vestuário pela designer italiana Elsa Schiaparelli. Nos revolucionários anos 20, sua moda abusou dos detalhes que simulavam laços, cintos, botões, colares e babados.

Katrantzou estreia na moda com uma boa impressão. Sua coleção abre o desfile de formatura da Central Saint Martins College of Arts and Design, no ano de 2008. A visibilidade na escola londrina foi a catapulta para a indicação ao prêmio Harrods e o passaporte para ingressar no Conselho Britânico de Moda.

Na condição de jovem talento, ela participa no mesmo ano na London Fashion Week, plataforma internacional que continua abrigando as coleções prêt-a-porter. Em apenas cinco anos suas criações já alcançam uma distribuição em mais de 200 lojas no mundo. Colette, Barneys e Opening Ceremony vendem as roupas que as celebridades do tapete vermelho exibem como peças de arte.

 

 

 

 

O trabalho de Katrantzou dá vida às imagens estampadas nos tecidos/ Reprodução

Cada coleção apresentada faz da estamparia digital na moda um selo da criação excêntrica que trai a visão como uma alucinação psicotrópica. Para a designer de apenas 29 anos, a inspiração leva a estampa ao limite para desafiar padrões estabelecidos.

A “Rainha da Estamparia” – como tornou-se conhecida – tem a habilidade de forjar a realidade em imagens sobre tecidos. Ou sonhos, como os transformados em desenhos nebulosos para dar vida à coleção Inverno 2013/2014. A linha que separa o concreto do abstrato parece muito mais tênue.

Assista ao desfile de Katrantzou no London Fashion Week

Por Raquel Medeiros
Jornalista e editora do site Nas Entrelinhas

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

21/06/2019

Como usar a Base de Conhecimento Audaces

Escrito por Audaces

14/06/2019

Qual a importância de um PCP na confecção de Moda?

Escrito por Audaces

03/06/2019

Audaces participa da maior feira mundial em maquinário têxtil, a ITMA

Escrito por Audaces