Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

20/05/2013

Equipamentos de passar tecidos facilitam a costura

Durante o processo de produção de uma roupa, há diferentes etapas de confecção, como a de passar tecidos. Nesse momento, o tecido é passado com ferro quente – mais comum em ateliês de costura com produção de roupa sob medida. Este processo tem a função de fazer vincos no tecido e de facilitar o processo de costura.

Para realizar esta etapa de forma adequada, existem diversos equipamentos de passar tecidos que podem ser utilizados para garantir bons resultados. O livro “A Bíblia da Costura” traz alguns desses utensílios e aponta as características e forma de uso deles.

 

Confira abaixo a lista desses itens para passar tecidos.

Luva de Costureira: este equipamento de passar é uma almofada em formato de luva, forrada com isolamento térmico, utilizada em áreas pequenas e com curvas. Bastante útil para passar cavas. Também pode ser usada na ponta de um passa mangas.

Almofada de alfaiate: esta ferramenta é utilizada para passar áreas curvas. Diferente da luva de costureira, deixa a mão mais exposta.

Rolo de passar: este equipamento de passar é uma espécie de almofada empregada para dar forma à áreas com pences na altura do busto e bainhas curvas.

Bainha enrolada: este equipamento é semelhante ao rolo de passar e aplicado para passar bainhas longas e curvas e em áreas estreitas, como pernas de calças.

Passa-mangas: tábua utilizada para passar bainhas e partes estreitas, como mangas, pernas de calças e cavas de blusas.

Site Etna

 

Ferro de passar: existe alguns tipos desses equipamentos de passar tecidos que são utilizados para vincar e retirar as rugas desses materiais têxteis. Um deles é o ferro com termostato, comum em trabalhos de costura que exigem medição da temperatura. Já o ferro a vapor dispensa o trabalho de umedecer as peças e possui um regulador de intensidade do vapor e da temperatura.

O ferro a vapor para serviços pesados é acoplado a um recipiente que contém uma grande quantidade de água e permite a regulagem do volume e temperatura do vapor de acordo com o tipo de tecido. Também pode ser usado como um vaporizador para desamassar algumas roupas.

 

 

Leia mais:

Homem e tecido: evolução e relacionamento

Encolhimento do Tecido: um controle de qualidade necessário nas confecções

Beneficiamentos no tecido e nas peças interferem na modelagem

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

custos-invisiveis-moda-audaces

16/10/2020

O que são custos invisíveis e como eliminá-los da confecção de moda

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

15/10/2020

Gerente de produção: o que esse profissional realiza?

Escrito por Audaces

tabela-de-medidas

13/10/2020

Tabela de medidas feminina: diversidade de corpos e o que diz a ABNT

Escrito por Audaces