Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

15/01/2015

Entrevista: Fabiano Reis

Fabiano Reis, colunista, escritor, professor e consultor, apresenta novidades e compartilha a sua experiência na área têxtil.

 

O colunista do Blog Falando de Produção, da Audaces, Fabiano Reis, com apenas 33 anos de idade, já atua no segmento de indústria têxtil há 14 anos, tendo iniciado sua carreira em uma tecelagem, onde passou pelas funções de ajudante e operador de máquinas. Nascido em São Paulo, capital, vive desde os 19 anos em Americana (SP), Fabiano compartilha aqui um pouco de sua experiência profissional e suas novidades para este ano.

Qual o diferencial para um profissional que conhece do fio ao produto final, passando por todas as etapas do processo?
O profissional que tem conhecimento de todo o processo produtivo têxtil, que envolve fiação, tecelagem e acabamento, é um profissional que se destaca no mercado podendo definir qual o tipo de tecido é mais adequado para cada peça. Além de ser capaz de identificar as características, não só estéticas, mas em técnicas de adequação de tecido até o tipo de costura, acabamentos e modelagens para o tipo ideal de tecido.

Como você considera a importância da tecnologia para as indústrias de confecção?
A tecnologia dentro das confecções é um fator de diferenciação e desapontamento das empresas que fazem uso dessas tecnologias, num mercado tão competitivo. Dentro do setor produtivo a tecnologia acelera as etapas de produção e diminui o custo do produto, dando maior agilidade na produção de produtos a um menor custo, isso significa mais lucro ao empresário e clientes satisfeitos. A tecnologia é uma realidade acessível para indústria de confecção façam uso dela.

Você acredita que os alunos hoje saem das faculdades capacitados para o mercado da Moda? Eles mudam suas expectativas ao longo do curso (do glamour ao chão de fábrica)?
Acredito que sim. As escolas de moda passaram a fazer cursos muito mais voltados para chão de fábrica sem perde a essência criativa de cada aluno. Aluno sempre busca o glamour da moda, mas ao longo do curso de moda descobrem outros horizontes muito mais próximo ao chão de fábrica.

Quais as inovações estão presentes hoje na indústria denim?
O denim é um tecido que se reinventa a cada dia. Suas últimas inovações são tecidos auto-limpantes, que não necessitam de água. Basta colocar a peça confeccionada em uma geladeira e pronto, peça limpa. Outra tecnologia lançada recentemente são tecidos denim com propriedades nanotecnologias que removem a celulite. Enfim, o denim é uma caixinha de surpresa.

Quais são seus livros publicados e o que será abordado em seu próximo?
Os livros publicados são: Tecnologia Têxtil, Audaces Básico, Costura Industrial, Qualidade no vestuário. A próxima publicação envolve vários volumes ensinando a modelar diretamente no Audaces, de um jeito fácil e prático: Modelagem Feminina (Audaces), Modelagem Masculina (Audaces), Modelagem Infantil (Audaces), Modelagem Alfaiataria (Audaces), Modelagem Moda Praia e Fitness (Audaces), Modelagem Lingerie (Audaces).

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

custos-invisiveis-moda-audaces

16/10/2020

O que são custos invisíveis e como eliminá-los da confecção de moda

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

15/10/2020

Gerente de produção: o que esse profissional realiza?

Escrito por Audaces

tabela-de-medidas

13/10/2020

Tabela de medidas feminina: diversidade de corpos e o que diz a ABNT

Escrito por Audaces