Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

03/11/2014

Entrevista com Roberta Weiand

Por Francys Saleh
Designer e Docente no curso de design de moda na Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)

 

 

 

 

Foto: Acervo pessoal

Roberta, conte-nos como foi sua trajetória na moda?
Sou Estilista graduada pela Universidade de Caxias do Sul, vencedora do Prêmio UCS/SULTEXTIL 2006, Especialista em Imagem de Moda (Stylist) pelo Istituto Europeo di Design (IED) de Milão, e Mestre em Design pela Universidade do Minho (Portugal). Participei do Reality Show IED Fashion Academy, realizado pela Editora da Vogue Japão – Anna Dello Russo, e trabalhei como designer gráfica na marca italiana Dolce & Gabbana. De volta ao Brasil, em 2011, realizei projetos para a Grendene e produtos para a Marca Blue Steel das Lojas Renner. Mas foi lecionando moda que surgiu a ideia para o Projeto Prêt-à-Template. Lançado em Abril deste ano, o aplicativo de desenho de moda  Fashion Sketches  é uma ferramenta inovadora para designers, estudantes e professores. O App leva a tecnologia intuitiva do tablet para dentro das escolas de moda, em prol da arte do desenho manual.
 
De onde surgiu a ideia de criar o aplicativo?
A ideia surgiu no momento em que comecei a lecionar desenho de moda. Eu tinha que ensinar aos alunos como desenhar diferentes tipos de mangas, golas, saias, vestidos, em um quadro branco, utilizando 4 cores de "canetão": vermelho, verde, azul e preto. Os desenhos ficavam feios e desproporcionais, pois eu não tinha habilidade em executá-los com ponta grossa em tamanhos absurdamente grandes e o desenho de moda requer delicadeza! Outro problema era com a grande quantidade de alunos que precisavam enxergar os desenhos em uma sala de 45 a 60 alunos. Como eu já usava a projeção para apresentar as aulas, pensei que o ideal seria projetar o desenho sendo feito na hora. Foi então que lembrei do meu iPad: sabia que ele poderia ser conectado no projetor e a partir de então comecei a baixar aplicativos de sketch – baixei praticamente todos os que existem! E no momento em que eu adicionei o template (base do corpo) dentro do aplicativo de sketch, eu me dei conta: “Nossa! Mas isso dá um aplicativo!”

Como está sendo a repercussão?
Incrível! Nunca imaginei ter uma repercussão tão rápida sem publicidade. A visibilidade e o alcance que as redes sociais podem proporcionar são incalculáveis. Já escrevi sobre alguns momentos de feedbacks maravilhosos no Blog do Prêt–à-Template (http://pretatemplate.com/category/ideas/). Muitas pessoas, dos mais diferentes países, agradecendo pela criação do aplicativo, outras afirmando comprar o iPad somente para poder baixar o Prêt-à-Template. Escolas de moda que já começaram a utilizar como ferramenta de ensino. Enfim, o alcance parece surreal.

Dicas para designers iniciantes?
Referente às funcionalidades do App: O App reproduz na tela, e com a tecnologia do tablet, o desenho realizado em folha de papel. As vantagens são: 1: auxílio de linhas guias = Templates de moda (corpos) que auxiliam no rápido raciocínio do desenho e 2: as ferramentas criadas especialmente para o desenvolvimento do desenho de moda: ferramentas de contorno (linha reta, mão livre, linha de costura, alinhamento de botões) ferramenta de preenchimento (brushes e estampas para colorir), tesoura e espelhamento (para o desenho de simetria). Quando concluído, o Template (linhas do corpo) pode ser desativado, ficando apenas o desenho de moda pronto sobre uma folha em branco. Podes fazer do teu iPad um caderno/portfólio de desenho! Ou enviar teus trabalhos para teu e-mail ou ainda compartilhá-los nas redes sociais.

Referente a profissão: Busquem informações fora do ambiente de moda: pesquisas não são feitas em revistas, sites ou desfiles onde as tendências vem "mastigadas" (prontas). Interprete o mundo (da sua forma) e traduza na nossa linguagem… e o mais importante: nunca esqueça o porque você escolheu essa profissão, não perca o amor pela moda por mais que alguns a façam parecer fútil e frívola… nós sabemos da sua verdadeira essência/importância.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

custos-invisiveis-moda-audaces

16/10/2020

O que são custos invisíveis e como eliminá-los da confecção de moda

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

15/10/2020

Gerente de produção: o que esse profissional realiza?

Escrito por Audaces

tabela-de-medidas

13/10/2020

Tabela de medidas feminina: diversidade de corpos e o que diz a ABNT

Escrito por Audaces