Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

19/09/2018

Entenda como funcionam os lead times de uma confecção na compra de uma linha de tecidos

Por Fabiano Fernandes Reis
Docente da Denim School – Escola de Jeans e na Faculdade Senac Criciúma, nas áreas Têxtil e Vestuário; Mestre em Política Científica e Tecnológica e especialista em Jeans Wear

 

As empresas têxteis desenvolvem a sua linha de tecidos com um ano de antecedência da estação de moda. Algumas empresas do vestuário têm exclusividade no pré-lançamento da coleção de tecidos e algumas até participam do desenvolvimento de linhas de tecidos que muitas das vezes são exclusivos da empresa participante do seu desenvolvimento.

O tecido, o estilo e o look são fatores fundamentais para determinar a compra e a escolha ideal de uma linha de tecidos para o desenvolvimento de uma coleção de sucesso.

Na Indústria da Moda, as empresas enviam o seu pessoal de compra e criação para viagens nacionais e internacionais para visitar feiras e fornecedores. Geralmente essas viagens no circuito da moda duram duas semanas e têm como objetivo escolher matérias e produtos para o desenvolvimento de peças piloto da coleção e desenvolver novos fornecedores.

 

linha-de-tecidos-compra-lead-times-confecção-audaces-figura1

Feira de tecidos

 

Para a realização de uma boa compra de linha de tecidos de moda, o comprador deve manter uma constância de reuniões de trabalho com a sua equipe interna e com os seus fornecedores.

Após a escolha e a compra das linhas de tecidos, os compradores e as suas equipes devem definir quais serão as linhas finais de produtos.

Nessa etapa, o comprador deve determinar a quantidade de peças que irão fazer parte da coleção. É nessa etapa também que ocorre o descarte de muitas peças que foram produzidas e não irão fazer parte da coleção.

No mercado de moda, os compradores de moda feminina dispõem de uma variedade muito maior de tecidos e aviamentos do que os compradores de moda masculina.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

12/12/2019

7 dicas para acertar no desenho técnico de moda e ter sucesso

Escrito por Audaces

10/12/2019

Vantagens de trabalhar com a ficha técnica de moda integrada

Escrito por Audaces

06/12/2019

O que é gradação e como executá-la com poucos cliques

Escrito por Audaces