Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

26/12/2019

Enfestos: 3 tecnologias para obter alto desempenho e qualidade

Na indústria têxtil e de confecção, a operação de estender os tecidos em enfestos – ou seja, em camadas perfeitamente planas e alinhadas para o posterior corte em pilhas – é uma das etapas mais beneficiadas pela evolução tecnológica. 

Ao investir em uma boa enfestadeira automática e com recursos digitais, sua empresa melhora uma parte fundamental do processo produtivo e gera melhores condições para os procedimentos seguintes de corte e costura dos moldes. Se você deseja melhorar os seus enfestos, ganhando em qualidade e em agilidade, continue lendo este conteúdo. 

Como a tecnologia potencializa a execução dos enfestos em uma confecção

Na era da Indústria 4.0, o trabalho de enfestar pode ser executado com velocidade e qualidade, melhor aproveitamento de matéria-prima e menores chances de retrabalho, especialmente se pensarmos que um enfesto não se resume à sobreposição de camadas, estando também relacionado a uma boa orientação do fio, ao alinhamento de ourelas e a evitar problemas de escorregamento do tecido e diferenças de brilho ou de tonalidade. 

No momento em que uma confecção incorpora a automação na etapa dos enfestos, a primeira vantagem que ela perceberá será o emprego mais inteligente da mão de obra. 

Se no método manual é necessário, na hora de enfestar, que dois funcionários puxem o tecido folha por folha sobre a mesa de corte, com o equipamento automático é preciso apenas um colaborador, o qual irá inspecionar a qualidade e a eficiência dos enfestos e realizar ajustes, quando for o caso, por meio de comandos em um dispositivo touchscreen

As tecnologias automáticas são também mais recomendadas para produções elevadas, isto é, produções a partir de enfestos altos e compridos. Com a automação dos enfestos, sua empresa consegue programar a máquina para que ela dê início a novos processos de enfesto com o término de um tecido, proporcionando fluxo contínuo na sua fabricação. 

Além disso, as máquinas são mais rápidas, precisas e estão menos sujeitas a erros, o que implica na redução de custos operacionais e em uma melhor rentabilidade para o seu negócio. 

Tecnologias automáticas são projetadas especialmente para assegurar características essenciais dos enfestos, como:

– Tecido alinhado nas duas bordas;

– Ausência de tensão no tecido, podendo fazer com que as peças cortadas fiquem menores do que o previsto na modelagem;

– Ausência de enrugamento e bolhas de ar dentro do enfesto, podendo causar distorções no corte. 

Você se interessou em adotar tecnologias relacionadas com a etapa dos enfestos? Então confira três tecnologias que podem ser utilizadas na sua empresa com o objetivo de maximizar o desempenho e a qualidade dos seus enfestos:

  1. Enfestadeira automática 

Entre as vantagens que uma enfestadeira de última geração pode oferecer à sua empresa está a versatilidade que ela propicia. 

A Audaces Linea, por exemplo, enfesta todos os tipos de tecido, reconhecendo-os automaticamente e se ajustando para controlar o tensionamento de cada material empregado na confecção. Assim, não é necessário que um operador gaste tempo para ajustar o equipamento a cada novo tecido manuseado.   

Além disso, o equipamento permite a execução de diferentes tipos de enfestos, enfraldados ou em rolos, tais como o par (quando as folhas de tecido são dispostas direito com direito e avesso com avesso em movimento de ida e volta), o ímpar (em que é preciso voltar do início para estender a próxima folha) e por escada (aplicado para cortar peças de diferentes tamanhos). 

Quando o assunto é melhorar a produtividade e atingir escalabilidade, uma enfestadeira automática é um item incontornável. Suas funções permitem programar diversos enfestos por dia, quantidade de camadas, reposição de rolos de tecido reserva e a utilização de várias mesas de corte simultaneamente.   

  1. Mesa de enfesto 

Outra peça fundamental na hora de enfestar é a mesa em que a enfestadeira é alojada. Neste quesito a Audaces também é referência na indústria da moda, com a mesa Audaces Pratica, projetada para manter a qualidade do enfesto e fornecer máxima precisão e agilidade para o trabalho seguinte da máquina de corte. 

A Audaces Pratica é uma mesa de enfesto insuflada, que bombeia ar por baixo do enfesto, aliviando o peso do tecido e permitindo que ele se locomova sem atritos até às máquinas de corte. 

Tudo isso graças a microfuros que pressurizam o ar e que, na prática, fazem o tecido flutuar pela mesa. Além disso, a tecnologia que criamos comporta diversos portes de enfestos e pode ser facilmente ajustada ao layout de cada empresa.      

  1. Integração de máquinas e sistemas 

Estabelecer um modelo integrado de produção é uma maneira muito eficiente de agilizar o processo de realização dos enfestos de uma empresa. Quando as etapas de criação, desenvolvimento e produção estão interligadas dentro de um sistema organizado, onde a comunicação ocorre com assertividade e sem ruídos entre diferentes equipes e profissionais, todos os procedimentos que antecedem os enfestos se desenrolam com mais velocidade e qualidade, favorecendo essa fase da produção de moda.   

Com a multissolução Audaces 360, por exemplo, o desenho técnico, a ficha técnica, a modelagem e o encaixe dos moldes no tecido são realizados através de um fluxo contínuo. Além disso, esse trabalho pode ser acompanhado pelos gestores por meio de dispositivos digitais. 

Dessa forma, o resultado do trabalho da criação e do desenvolvimento de cada coleção, quando chega na fase dos enfestos e dos cortes, favorece uma produção mais rápida, sem desperdícios e interrupções. Todos os possíveis problemas podem ser evitados. Além disso, o Audaces 360 traz o diferencial de permitir que a empresa tenha o pré-custo da sua produção já na etapa de criação, auxiliando nas estratégias comerciais e financeiras da marca.    

 

Uma resposta para “Enfestos: 3 tecnologias para obter alto desempenho e qualidade”

  1. Denia Carvalho disse:

    Bom dia cada Ebook que abro é como se estivesse fazendo um Cirso para atingir o meu principal objetivo que é ter minha confecção.Muito obrigada

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

modelagem-de-roupas-audaces-360

10/02/2020

Modelagem Digital: recursos para facilitar o dia a dia

Escrito por Audaces

05/02/2020

Conheça o case da Biliton e como aumentaram em 300% sua capacidade produtiva.

Escrito por Audaces

31/12/2019

Gradação: exemplos de como a tecnologia pode ajudar nesse trabalho

Escrito por Audaces