Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

17/04/2014

Encolhimento do tecido no Audaces 3D: como aplicar?

Alguns usuários do sistema Audaces 3D questionam se é possível elaborar o encolhimento horizontal e vertical no editor de propriedades dos tecidos. As orientações e execução funcionam da mesma forma como no Audaces Vestuário.

O processo é idêntico nos dois sistemas uma vez que o encolhimento horizontal – o da trama -, e o encolhimento vertical – o do urdume -, são apresentados em fator de escala 1.0, o que significa sua dimensão real em 100% do material.
 

Tabela de dados: encolhimento do tecido no Audaces 3D/ Arquivo pessoal

 

Mas para essa aplicação no Audaces 3D devemos primordialmente entender e analisar o material têxtil que será utilizado. Analisar se sofrerá encolhimentos, seja por modelagem fitness ou mesmo em fusão de entretelas em modelos de alfaiataria que, posteriormente por motivos de prensagem, reduzem suas dimensões.

É importante validar que não se deve aplicar no Audaces 3D encolhimento horizontal e vertical em modelos que, anteriormente, sofreram alterações de dimensão no Audaces Vestuário Moldes. Caso isso aconteça estaríamos duplicando os valores dos encolhimentos desejados.

Para justificar o fato acima, poderemos modelar um vestido no Audaces Vestuário Moldes com medidas normais, de acordo com o manequim desejado, sem aplicações de elasticidade ou encolhimentos de um jeans, por exemplo. Simplesmente utilizando as medidas reais que encontramos em um corpo sem sequer alterar quaisquer uma.

Quando esta modelagem for transportada para o Audaces 3D, devemos aplicar no editor de propriedades, aba tecidos, item padrão, o tipo de tecido para simulação “0_user” (esta informação foi exposta no post “Tecidos no Audaces 3D, como modificar os padrões?”).

Se aplicarmos ao modelo um tecido de malha com elastano, por exemplo, uma viscolycra densa, devemos calcular seu potencial de elasticidade por causa dos elastômeros que a constitui.

Hipoteticamente encontramos 13% de elasticidade da malha no sentido horizontal, e o fator de escala é 1.0 (representa 100% das medidas no Audaces 3D). Se o modelo tem que diminuir 13% nas larguras para adequar-se ao corpo, indica-se no editor de propriedades, aba tecido, encolhimento horizontal – trama, o valor de 0.87 e assim sucessivamente de acordo com os encolhimentos horizontais e verticais.

 

 

 

 

 

Aplicando o encolhimento do tecido no Audaces 3D/ Arquivo pessoal

 

As figuras a seguir mostram visualmente essa matemática do encolhimento horizontal para um tecido de malha com elastano, ressaltando que se o encolhimento já foi aplicado no Audaces Vestuário Moldes não será necessário a aplicação no Audaces 3D.

 

 

 

 

 

Representação visual do encolhimento do tecido/ Arquivo pessoal

 

Por Roberto Rubbo
Professor e Consultor de Moda e Vestuário

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

14/06/2019

Qual a importância de um PCP na confecção de Moda?

Escrito por Audaces

03/06/2019

Audaces participa da maior feira mundial em maquinário têxtil, a ITMA

Escrito por Audaces

28/05/2019

Empresa do segmento Fitness reduz 50% de tempo no desenvolvimento de produto

Escrito por Audaces