Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

13/12/2013

Elementos de comunicação visual no design de moda (parte I)

O livro Sintaxe da Linguagem Visual de autoria de Donis A. Dondis, dedica um capítulo especificamente aos elementos básicos da comunicação visual. A obra é de fundamental importância para o estudante de Design, inclusive o de moda, que também se comunica por meio destes elementos, tanto por expressão bidimensional, quanto tridimensional.

O livro cita os principais elementos de comunicação visual no design. Eles são, na verdade, a substância do que vemos e eles se dividem em dez diferentes representações: o ponto, a linha, a forma, o tom, a direção, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento.
Esses elementos de comunicação visual do design estão presentes em maior ou menor frequência em toda informação visual, e como já dissemos, inclui-se nessas informações os projetos feitos para a área de moda que também cria desenhos, ilustrações, estampas, roupas, acessórios, em suas criações.

Vejamos melhor as descrições desses elementos:

O ponto
É a unidade mais simples e reduzida. Mais comum na natureza, o ponto se apresenta naturalmente, pois a forma circular é mais orgânica e natural e tem grande poder de atração visual sobre o olho. Os pontos podem construir formas simples ou mais complexas, se utilizados em profusão. O olhar é dirigido pelo sentido dos pontos quando se ligam, e que se intensificam pela maior proximidade dos pontos.

A linha
É a união dos pontos quando estão muitos próximos de modo a não serem identificados ou ainda pode ser definida como pontos em movimento. Esse elemento é fundamental nas artes visuais por não ser estático e, sim, linear e fluido. É ainda o item mais importante da escrita, mapas, símbolos elétricos e da música.

A linha assume muitas características diferentes, podendo ser imprecisa e indisciplinada, delicada e ondulada, nítida e grosseira, indecisa e inquisidora ou ainda pessoal, a depender da intenção de expressão e do artista ou artífice. Aparece no meio ambiente, mas não é algo natural como o ponto, é um artifício de expressão.

O tom
É a forma com que vemos a intensidade da luz sobre as coisas vistas. As variações de tom ou luz são os meios pelos quais distinguimos oticamente a complexidade da informação visual do ambiente. As gradações entre o branco e o negro, por exemplo, são cerca de treze, mas pode chegar a mais com muita sensibilidade e sutileza.

O tom é um instrumento de auxilio para expressar a dimensão em um mundo dimensional como o que vivemos. A linha por si só não cria uma ilusão convincente da realidade, mesmo recorrendo à perspectiva, por isso, o tom é importante para auxiliar na projeção de uma aparência real. Graças ao valor tonal, nós enxergamos.

 

Elementos de comunicação visual do design/ Reprodução

 

Iremos descrever os outros sete elementos no próximo artigo.

Por Gabriela Maroja
Professora e Coordenadora da Graduação e Pós-Graduação em Moda no Unipê/JP

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

como-criar-uma-colecao-de-moda-tendo-pre-custo-desde-inicio-audaces

15/10/2019

Como criar uma coleção de moda tendo o pré-custo desde o início

Escrito por Audaces

encaixe-de-pecas-como-ganhar-eficiencia-agilidade-audaces

10/10/2019

Como ganhar eficiência e agilidade no encaixe de peças de roupa

Escrito por Audaces

programa-de-modelagem-3d-diferenciais-audaces

08/10/2019

Programa de modelagem 3D: confira os diferenciais da solução Audaces

Escrito por Audaces