Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

01/10/2013

Eco fashion destaca-se por produção mais sustentável

A crescente preocupação com o meio ambiente têm gerado reflexões sobre a produção e o ciclo de vida de muitos produtos a fim de avaliar se são sustentáveis. Uma forma de conseguir atingir uma produção mais consciente e menos agressiva ao meio ambiente é produzir dentro do conceito eco fashion.

De acordo com o que é apontado na dissertação Eco fashion – sustentabilidade no Setor Têxtil, o vestuário eco fashion é criado com preocupações sustentáveis, ou seja, é concebido “para um longo período de uso; é produzido num sistema de produção ético; possivelmente até local; causa pouco ou nenhum impacto ambiental e faz uso dos rótulos ecológicos ou dos materiais recicláveis” (Joergens, 2006, p. 360-371).

O conceito de eco fashion está intimamente ligado ao fato de criar acessórios e vestuário que visem a redução dos impactos no meio ambiente. Para conquistar este objetivo é essencial que moda, tecnologia e sustentabilidade caminhem juntas de forma que a produção de peças tenham o suporte necessário para a confecção e com a menor agressão possível à natureza.

Uma forma de atingir essa produção que agrida o mínimo possível o meio ambiente é o uso de tingimento natural, algodão orgânico, couro ecológico, plástico biodegradável e outros materiais naturais e reciclados. Essa matéria-prima pode ser transformada em roupas, sapatos, bolsas e até joias e atingir os consumidores que buscam produtos mais sustentáveis.

Além da substituição da matéria-prima utilizada, mudanças no processo produtivo que visem o melhor aproveitamento e a economia dos materiais, bem como alterações que gerem menos resíduos nas confecções contribuem para a construção de uma peça mais sustentável. A incorporação deste conceito e trabalho nas confecções reduz o impacto ambiental e gera valor à marca, abrindo para que ela se posicione no mercado de uma outra forma.

A indústria do vestuário começa a abrir os olhos e a investir em opções que agridem menos o meio ambiente. Uma mostra disso é o desfile das marcas Osklen, Ronaldo Fraga e Alexandre Herchcovitch que apresentaram no 29º São Paulo Fashion Week peças produzidas de forma mais sustentável.

Fonte
Dissertação Eco fashion – sustentabilidade no Setor Têxtil
Eco fashion, a moda do futuro

Leia também…
Mercado de orgânicos: um nicho para a indústria do vestuário
– Produção mais limpa em confecções
– Indústria têxtil e a sustentabilidade

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

custos-invisiveis-moda-audaces

16/10/2020

O que são custos invisíveis e como eliminá-los da confecção de moda

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

15/10/2020

Gerente de produção: o que esse profissional realiza?

Escrito por Audaces

tabela-de-medidas

13/10/2020

Tabela de medidas feminina: diversidade de corpos e o que diz a ABNT

Escrito por Audaces