Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

18/01/2019

Divergências entre os conceitos de Upcycling, Downcycling e Recycling

Por Ana Luiza Olivete

 

O consumo exacerbado no âmbito na moda e do vestuário tem feito com que o mercado busque novas formas para tratar os resíduos desse cenário. Não somente os resíduos provenientes da indústria e da produção de moda, mas o resíduo que cada guarda-roupas gera, no descarte das peças e na transformação transitória desse ambiente.

Pensando nisso, conceitos aparecem e/ou ressurgem para tentar ampliar as possibilidades e poder mostrar algumas soluções.

Conceitos como reciclagem e customização, que há tempos permeiam a moda, hoje aparecem repaginados, resignificados e com uma nomenclatura diferenciada. Assim, surgem nesse contexto os conceitos de upcycling, downcycling e recycling.

Para muitos, esses conceitos podem parecer muito parecidos, porém apresentam diferenças fundamentais entre si. Confira as diferenças entre os conceitos upcycling, downcycling e recycling:

1. Recycling

É o processo que permite que o resíduo recuperado se transforme novamente em matéria-prima, que pode ser utilizada na produção do mesmo produto que o gerou.

downcycling-e-recycling-divergencia-entre-conceitos-audaces-figura1

2. Downcycling

É o processo de recuperação que transforma o resíduo em matéria-prima de menor valor. Assim, essa matéria-prima não pode ser utilizada na produção do produto que o gerou, mas sim em produtos secundários.

downcycling-e-recycling-divergencia-entre-conceitos-audaces-figura2

3. Upcycling

É o ideal, no que se refere à processos de recuperação, pois transforma os resíduos em produtos ou matéria-prima com melhor qualidade e maior valor agregado – questões importantes quando pensamos nos conceitos de responsabilidade e valor socioambiental.

downcycling-e-recycling-divergencia-entre-conceitos-audaces-figura3

Segundo pesquisas da ação Fashion Revolution, 95% das roupas podem ser trabalhadas com Recycling, Downcycling e Upcycling.

 

Quando pensamos em upcyclig, não podemos esquecer que ele propõe uma mudança no design e uma revolução nos processos de fabricação. Essa mudança prevê uma nova roupagem aos produtos, sejam de moda ou de qualquer área do design e ainda reforça o conceito de sustentabilidade!

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

sala-de-corte-4.0

13/08/2019

Sala de corte 4.0: planeje e controle a sua produção com mais assertividade

Escrito por Audaces

08/08/2019

Conheça as previsões para a indústria da moda até 2025

Escrito por Audaces

21/06/2019

Como usar a Base de Conhecimento Audaces

Escrito por Audaces