Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

11/12/2012

Digitalizar moldes: primeiro passo para melhorar sua produção

As indústrias da área de confecção estão sempre buscando aperfeiçoar a produção para se tornarem mais competitivas. A necessidade de automatizar os processos fez surgir softwares especializados, que auxiliam na migração do método manual para o automático de forma rápida e objetiva.

No processo manual, as etapas normalmente são demoradas e de baixa precisão, pois os modelistas desenvolvem moldes em papel, que serão traçados no tecido e então cortados, ou utilizam o sistema de moulage, quando os moldes são trabalhados em papel fino diretamente em um manequim e depois são transferidos para um papel mais firme ou para um computador.
 

Imagem: Divulgação

Mas como a digitalização de moldes entra em uma confecção?

Os sistemas de digitalização de moldes reproduzem, no computador, as curvas e medidas exatas que o modelista fez no papel. Como? Através de uma fotografia dos moldes que será transferida para o software específico. Além de se tornarem mais precisos, os moldes também podem ser digitalizados de uma só vez, através de uma simples fotografia digital.

Para facilitar ainda mais é possível encontrar uma gama completa de produtos – mesa de apoio aos moldes, câmera fotográfica digital e software – que, juntos, garantem melhor resultado. A preocupação do modelista será criar os moldes e fotografá-los, as configurações serão feitas diretamente pelo software, facilitando o trabalho.

Com os moldes no computador será possível graduar, aperfeiçoar moldes e criar novos modelos, de uma maneira mais fácil, simples e organizada, deixando de lado os inúmeros moldes pendurados nas paredes. Sem contar a possibilidade de criar um banco de modelagens e reaproveitar os modelos já desenvolvidos, sem o risco de perdê-los.

Além de melhorar a produção da empresa, a digitalização de moldes auxilia o modelista a evitar falhas e otimizar seu trabalho.

Por Jorge de Paula
 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

20/08/2019

Ganhe eficiência na modelagem de roupa com o Audaces 360

Escrito por Audaces

sala-de-corte-4.0

13/08/2019

Sala de corte 4.0: planeje e controle a sua produção com mais assertividade

Escrito por Audaces

08/08/2019

Conheça as previsões para a indústria da moda até 2025

Escrito por Audaces