Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

11/04/2014

Diferenças dos corpos para a moda impactam no Modelo CEvI

No post anterior, apresentamos o Modelo CEvI, neste texto continuaremos abordando o tema, porém, sobre o aspecto da importância de considerar as transformações e as diferenças dos corpos para a moda (criança, adolescente, adulto, idoso).

A indústria do vestuário é um dos setores considerados como os mais emergentes em termos de consumo mundial e um dos que apresenta maior incremento de interesse na maioria das sociedades. Mesmo em mercados considerados como maduros, como nos países da Europa Ocidental, o uso de tendências de comportamento e do ciclo de vida de produtos dão suporte para a expansão dessa indústria.

No entanto, percebe-se que poucos são os modelos que levam em conta a dimensão física, e que afeta todas as idades e biótipos, como a concepção do modelo CEvI (Rocha et al, 2005; Rocha, 2007). Esta valorização indica o papel primário de formas do corpo, a ergonomia e a antropometria como fatores importantes no desenvolvimento de produtos para consumidores, sejam eles jovens ou mais velhos.

As alterações físicas e as diferenças dos corpos para a moda relacionadas ao crescimento, amadurecimento e envelhecimento devem ser consideradas para garantir que as roupas tenham os recursos necessários e ajustes adequados para melhorar a sua qualidade diante do consumidor.

É certo que a dimensão do corpo muda com a idade, seja no que tange a movimento, flexibilidade, alcance, força, estrutura, aparência, dentre outros; o que sugere que os estudos do campo da antropometria e ergonomia sejam essenciais no desenvolvimento de produtos de moda-vestuário.

Os estudos antropométricos fornecem informações importantes nesse sentido, visto que a silhueta corporal de uma criança é caracterizada por uma cabeça grande, costas curvadas e abdômen ligeiramente saliente. Durante a adolescência tem início o crescimento dos quadris e dos seios, se tornando arredondados por volta dos 20 anos.
 

Mudanças na silhueta do corpo da mulher ao longo dos anos/ Reprodução

 

Quando a mulher vai se aproximando dos 30 anos de idade, a gordura corporal começa a saturar e se acumular, gerando a proeminência abdominal aos 40. Em seguida há o enfraquecimento muscular, atingindo os seios e as nádegas, e aos 60 anos as costas se tornam arredondadas e curvas.

Além de tudo isso, cabe considerar que as diferenças físicas (e, consequentemente, as diferenças dos corpos para moda) não são oriundas apenas do envelhecimento, mas é parte da diversidade humana natural, juntamente com os aspectos etno-raciais e socioambientais. Nesse sentido, pode-se destacar a recente demanda global por tamanhos maiores e formas heterogêneas de corpo, seja nas passarelas, vitrines, editoriais ou no meio publicitário.

Por outro lado, de acordo com o estudo da Wacoal (2000), à medida que as mulheres percebem que seu corpo está mudando, elas começam a tomar cuidado, tentando impedir a transformação, fortalecendo ou remodelando seus corpos, seja com dietas, exercícios ou modificações corporais, que incluem implantes, lipoaspirações e procedimentos cirúrgicos para alteração de medidas.

Por Maria Alice Rocha
Doutora (PhD) em Design de Moda

Referências
ROCHA, M. A. V. Study of Consumer Clothing Behaviour and its Relevance to Successful Fashion Product Development. 2007. Thesis (PhD in Fashion Design). University College for the Creative Arts/University of Kent, United Kingdom.
ROCHA, M. A. V.; HAMMOND, L. & HAWKINS, D. Age, Gender and National Factors in Fashion Consumption. Journal of Fashion Marketing and Management, Volume 9, Issue 4, pp. 380-390, 2005.
WACOAL. Spiral Ageing. The Human Research Center, 2000. Disponível em http://www.wacoal.ph/mvc/page/p-4. Acesso em 20/03/2013.

Leia também…
Modelo cevi auxilia no desenvolvimento de produtos de moda
 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

custos-invisiveis-moda-audaces

16/10/2020

O que são custos invisíveis e como eliminá-los da confecção de moda

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

15/10/2020

Gerente de produção: o que esse profissional realiza?

Escrito por Audaces

tabela-de-medidas

13/10/2020

Tabela de medidas feminina: diversidade de corpos e o que diz a ABNT

Escrito por Audaces