Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

10/12/2015

Dicas para obter sucesso como modelista freelancer

Por Thais Beloso

Estilista e modelista autônoma (moda feminina casual e moda pet)

 

O profissional que pretende atuar como modelista freelancer deve tomar alguns cuidados para conseguir crescer e se destacar no mercado de trabalho. O primeiro da lista é o portfólio – mostruário de trabalhos realizados. É nele que o especialista terá a oportunidade de mostrar capricho, precisão de traços, qualidade do trabalho, limpeza e a sua especialidade (feminino, masculino, infantil, casual, social e etc). Além de funcionar também como o cartão de visita na hora de ser contratado.

 


Legenda: Pasta com amostra de modelagens e amostra de desenhos da coleção de lingeries desenvolvida pela autora.

 

Além do portfólio é importante ter uma boa postura no momento de se apresentar, falar bem e ter um visual apropriado, que passe segurança para quem estiver contratando.

 

Legenda: Um toque mais social no vestido para passar uma imagem de respeito e responsabilidade.

 

No ramo de modelista freelancer, algumas vezes, é necessário realizar pequenos trabalhos, tanto para conquistar a confiança de quem contrata quanto para iniciar seu portfólio. Esses contratos possibilitam a adequação do trabalho entre a empresa e o estilo do profissional, a verificação das entregas nas datas combinadas e se o serviço prometido é desenvolvido corretamente. Para o modelista cabe o cuidado de não aceitar trabalhos complexos que fujam da sua especialidade, correndo o risco de não atender as expectativas do cliente. É importante também conhecer bem a sua agenda para não se comprometer com prazos impossíveis.

O espaço que o modelista freelancer trabalha é de extrema importância, pois esse local deve ser apropriado para o desenvolvimento dos seus trabalhos, sem distrações e interrupções. É preciso criar um ambiente agradável para não perder o foco e ter um bom desempenho.

 

Descrição: Mesa de modelagem
Foto: Feita pelo autor

Descrição: Máquinas de costuras

Outra dica é determinar os horários de trabalho, pois como o trabalho é realizado de forma independente é muito fácil inserir outros afazeres durante o dia e acabar perdendo foco. Por isso é essencial organizar os horários como se estivesse em uma empresa com horários fixos de entrada, almoço e saída. É importante respeitá-los e programar as atividades de acordo com os prazos de entrega.

O pagamento pelo serviço é outro quesito importante! A forma mais segura de contratar ou prestar esses serviços é criando um acordo formal de trabalho que especifique o serviço, valor e prazo de entrega. Receber parte do valor antecipado e o restante no dia da entrega dos moldes é essencial, pois traz segurança tanto para o modelista freelancer quanto para a empresa.

Gostou de nossas dicas para atuar no mercado da moda como modelista freelancer? Você tem outra dica para dividir conosco? Escreva nos comentários e participe da conversa!

 

Saiba mais:

Desenho e modelagem de roupa: o que uma coisa tem a ver com a outra
Como fazer gola smoking no Audaces Moldes
Ergonomia e Modelagem: a união que faz a diferença na qualidade da peça

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

encaixe-de-pecas-como-ganhar-eficiencia-agilidade-audaces

10/10/2019

Como ganhar eficiência e agilidade no encaixe de peças de roupa

Escrito por Audaces

programa-de-modelagem-3d-diferenciais-audaces

08/10/2019

Programa de modelagem 3D: confira os diferenciais da solução Audaces

Escrito por Audaces

04/10/2019

Da máquina de costura até a consultoria em moda: conheça a história de Analivia Lessa

Escrito por Audaces