Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

15/12/2015

Dicas para agilizar a digitalização de moldes

Por Thais Beloso

Estilista e modelista autônoma (moda feminina casual e moda pet)

 

Várias empresas ao iniciarem o processo de modelagem computadorizada necessitam digitalizar seus moldes para atualizar seu acervo no banco de dados e deixar assim de trabalhar com o sistema de modelagem manual. A Audaces visando resolver essa necessidade projetou o sistema Audaces Digiflash, que é capaz de captar os pontos, contornos e marcações do molde a partir de uma foto.

Quer conhecer as funcionalidades desta máquina e ainda aprender alguns macetes para agilizar a digitalização de moldes? Então continue a leitura deste post.

Como faço para agilizar a digitalização de moldes?

O Audaces Digiflash é capaz de captar os pontos, contornos e marcações do molde a partir de uma foto. Esse procedimento é possível porque o sistema Digiflash é programado para transformar as informações da imagem (fotografia) em modelagem de forma intuitiva. Para isso é necessário dispor os moldes sobre o painel de digitalização, fotografá-los e abrir a imagem no sistema Digiflash como mostra a figura abaixo.

Esse processo reduz o tempo de trabalho do modelista já que dispensa que o material seja modelado novamente desde o início. Porém, existem algumas dicas que podem agilizar a digitalização dos moldes:

  1. Disposição dos moldes: a forma como os moldes estarão dispostos no painel é importante, pois quanto menos vincos, cortes (rasgado), amassados ou ondulações o molde apresentar, maior será a precisão da imagem e conseqüentemente, melhor a qualidade do molde digitalizado.

Ainda com relação a disposição dos moldes no painel, podemos sinalizar os piques e pences antes da digitalização com o uso de imãs de marcação. Ao digitalizar o molde com essas marcações o modelista não terá que medir e criar pontos auxiliares para a construção dessas sinalizações, e sim, apenas conferi-las após a digitalização.

  1. Eliminar os moldes retangulares da digitalização: por se tratarem de moldes extremamente fáceis de construir é mais rápido tirar as medidas do retângulo e inseri-las nas coordenadas da ferramenta Criar retângulo do Audaces Moldes;
  2. Iluminação do local: garante a qualidade de imagem;
  3. Imãs fixadores: é preciso tomar cuidado com a localização dos imãs fixadores, pois se eles estiverem próximo a borda do molde ou sobre alguma marcação importante, a leitura da imagem sairá incorreta.

Após a digitalização é aconselhável verificar se todas as retas do molde estão com apenas dois pontos, verificar os ângulos formados pelo encontro de retas e posição do fio antes de tudo, pois isso garantirá a qualidade do seu molde.

Gostou de nossas dicas para agilizar a digitalização dos moldes no Audaces Digiflash? Se ficou alguma dúvida, basta deixar um recado nos comentário.

 

Saiba mais:

Digitalização de moldes aplicada à modelagem plana e moulage
Digitalização de moldes: saiba como fazer no sistema Audaces
Digitalizar moldes: primeiro passo para melhorar sua produção

 

2 respostas para “Dicas para agilizar a digitalização de moldes”

  1. Daniela Romitti disse:

    Bom dia! Gostaria de receber maiores informações sobre o Audaces digiflash.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

12/12/2018

Veja cuidados com tecido no setor de corte para otimizar a sua produtividade

Escrito por Audaces

superproducao-automacao-ajuda-ampliar-lucros-eliminar-superproducao-audaces

11/12/2018

Veja como a automação ajuda a ampliar os seus lucros e a eliminar a superprodução

Escrito por Audaces

10/12/2018

Qual a importância da cronoanálise no processo produtivo de moda

Escrito por Audaces