Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

10/10/2013

Designer de moda atua além da criação das peças

Diferentemente dos profissionais de Alta Costura e do Prêt-à-Porter, a maratona dos primeiros estilistas industriais teve início em 1959. Penetrar na trama industrial da época exigiu uma ação rápida e em profundidade. No lado europeu do mundo, o apogeu se deu com a necessidade de “popularizar” os sistemas de Alta Costura e de Prêt-à-Porter. No lado norte americano, veio no sentido contrário: a necessidade de sofisticar o produto de massa.

Na verdade, o estilista do passado, hoje conhecido como designer de moda, se tornou um profissional com imagem pública, obrigatoriamente exposta no final de um desfile na semana de moda.
 

Imagem: O designer de moda ganhou destaque e popularidade/ Reprodução

Uma mudança introduzida a partir da inovação do estilo significa o questionamento de todas as seguranças rotineiras de uma empresa. O estilista industrial ou o designer de moda acompanha todas as etapas do processo, visando uma integração nos prazos definidos desde o momento que a coleção é concebida até a sua comercialização.

A especificidade da criação-estilo-indústria vem da necessidade de seguir o caminho que vai das instituições dos criadores até os sonhos aplicados à difusão em grande escala.

É a categoria da indústria do vestuário que mais cresce e se desenvolve, a partir de grandes talentos ou de marcas que possuem uma equipe competente no desenvolvimento de produto, tendo ganhado forças em outros países da Europa e em todo o mundo.

Um vestido custa em média 500 dólares, e é vendido em boutiques, grandes magazines, hipermercados e por correspondência.

Essencialmente, é nessa categoria que a moda brasileira se encaixa, e na qual podemos classificar as coleções lançadas nos mais importantes eventos de moda da América Latina: O São Paulo Fashion Week e o Fashion Rio. No nordeste se destaca o Dragão Fashion que ocorre em Fortaleza.

Por Maria Alice Rocha
Doutora (PhD) em Design de Moda

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

21/06/2019

Como usar a Base de Conhecimento Audaces

Escrito por Audaces

14/06/2019

Qual a importância de um PCP na confecção de Moda?

Escrito por Audaces

03/06/2019

Audaces participa da maior feira mundial em maquinário têxtil, a ITMA

Escrito por Audaces