Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

31/07/2013

Design centrado no usuário

A palavra design foi interpretada por vários autores, propiciando visões diferenciadas do que é o design, e como o design centrado no usuário pode influenciar e contribuir para o desenvolvimento dessa nova forma de e-commerce para o vestuário.

Fiell e Fiell (2000) preferem generalizar ao dizer que é simplesmente a concepção e planejamento de qualquer produto feito pelo homem. Já no ponto de vista de Lojano e Zaccai (2004, p. 99), design engloba “a totalidade das atividades e competências que recolhem todas as informações relevantes e as transformam em um novo produto ou serviço”.

Nessa nova forma de interação (3D) o design terá maior importância pois será necessário o resgate ainda maior de outras competências que estarão centradas no usuário.

O Design Centrado no Usuário (DCU) é o campo de estudo que reúne metodologias de design nos quais o público-alvo de um produto ou serviço influencia as diretrizes e requisitos do sistema. “… uma filosofia baseada nas necessidades e interesses do usuário, com ênfase em fazer produtos usáveis e inteligíveis.” (NORMAN, 1988).

“A filosofia por trás do Design Centrado no Usuário é simplesmente esta: O usuário sabe mais. Pessoas que utilizarão um produto ou serviço sabem de suas necessidades, metas e preferências, e é papel do designer descobrir isto e projetar para eles” (SAFFER, 2010).

Neste tipo de serviço, além do consumidor influenciar, decidir, ele também expressa suas opiniões positivas e negativas a cerca de um produto ou serviço, podendo criar um movimento na rede em segundos.

A adoção dos conceitos criados por Norman (2004), a cerca da emoção humana, para projetos de design, pode ser um diferencial importante para se criar produtos que provoquem emoções positivas das pessoas, o que pode garantir seu sucesso comercial (LOUREIRO, 2008).

Levar em conta a emoção no design pode ser um fator decisivo para o sucesso dos produtos criados, pois ela tem grande importância no processo de tomada de decisão das pessoas (Lida e Mühlenberg, 2006).

A aplicação de metodologias voltadas para a usabilidade em projetos de desenvolvimento de web sites consiste necessariamente em manter o foco no usuário, trazendo-o para o processo de criação (LOUREIRO, 2008).

Por Andrea Zatta
Consultora e Coordenadora da Pós Graduação de Moda e Gestão do Senai Londrina

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

custos-invisiveis-moda-audaces

16/10/2020

O que são custos invisíveis e como eliminá-los da confecção de moda

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

15/10/2020

Gerente de produção: o que esse profissional realiza?

Escrito por Audaces

tabela-de-medidas

13/10/2020

Tabela de medidas feminina: diversidade de corpos e o que diz a ABNT

Escrito por Audaces