Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

01/07/2013

Desfile de moda: como tudo acontece? (Parte I)

Quando as modelos sobem às passarelas com roupas impecáveis, maquiagem perfeita e cabelos feitos, poucas pessoas conseguem imaginar todo o processo de criação, produção e montagem de um desfile de moda. Tudo começa com uma simples ideia que move uma equipe enorme nos bastidores do universo fashion.

O primeiro passo começa meses antes das modelos subirem à passarela para o desfile de moda. O estilista e sua equipe começam a preparar a coleção da próxima estação. Tudo inicia com uma ideia, um conceito que será apresentado por trás das roupas, que pode ser uma cidade, uma cultura, uma década, o trabalho de algum artista etc.

Após definido o tema da coleção, é feita uma pesquisa profunda sobre o tema e selecionam-se as cores, tecidos, bordados e outras matérias-primas que irão compor a coleção de moda. Estão envolvidos nesta etapa o estilista, designers gráficos e assistentes.

Tudo escolhido e definido? Então é hora de fazer os moldes – chamados também de telas, protótipos ou pré-pilotos -, construídos a partir dos croquis. Os protótipos são fabricados em material barato e fácil de ser modelado, como o algodão, por exemplo.

 

Estilista e equipe desenvolvem o conceito e a coleção meses antes do desfile de moda/ Reprodução

 

 

Nesta etapa, a equipe escolhe o volume e o comprimento das peças e define a modelagem. Trabalham durante todo este processo o estilista, assistentes, modelistas (que fazem concepção do pré-piloto), piloteiras, costureiras e bordadeiras.

Com a coleção pronta, a equipe começa a idealizar como a coleção será apresentada. Nesta etapa, faltando cerca de um mês para o desfile de moda, define-se o look, ou seja, qual peça da coleção vai com quais acessórios (colares, sapatos, luvas, brincos etc.). O stylist é quem decide quais os itens que vão ser desfilados. Os maquiadores e cabeleireiros entram em cena e finalizam o conjunto que será apresentado ao público.

Para encerrar esta etapa, o designer e o stylist discutem e definem em qual ordem os looks serão apresentados durante o desfile de moda. O estilista, presente em todos os processos da produção da coleção, o stylist, maquiador e cabeleireiro atuam diretamente nesta fase. Vale lembrar que esses profissionais estão em constante contato, alinhando as definições e fazendo ajustes para o desfile.

No próximo post, serão abordados os últimos passos que são realizados antes do dia do desfile.

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

custos-invisiveis-moda-audaces

16/10/2020

O que são custos invisíveis e como eliminá-los da confecção de moda

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

15/10/2020

Gerente de produção: o que esse profissional realiza?

Escrito por Audaces

tabela-de-medidas

13/10/2020

Tabela de medidas feminina: diversidade de corpos e o que diz a ABNT

Escrito por Audaces