Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

profissional-de-estilo-perfil-audaces

22/03/2018

Descubra quais são as características mais valorizadas do profissional de estilo

As tecnologias estão exigindo cada vez mais preparo dos profissionais de todas as áreas. Na indústria da moda, as mudanças trazidas pela “Indústria 4.0” fazem com que o profissional de estilo, principalmente, precise adaptar-se e renovar os seus conhecimentos.

O termo “Indústria 4.0”, que tem sido utilizado desde 2013, está relacionado a vários processos tecnológicos que têm resultado na automação e na troca de dados industriais pelas próprias máquinas. Esse cenário tornou realidade a criação de “fábricas inteligentes”. E isso tudo se deve ao novo patamar de produção industrial que existe hoje e que só é possível por causa da internet.

Características da Indústria 4.0 e como elas influenciam o trabalho do profissional de estilo

Com a adoção crescente de máquinas inteligentes pela indústria, muitos processos acabam sendo automatizados, o que exige dos colaboradores um nível maior de preparação. Afinal, eles não precisam apenas executar as suas tarefas cotidianas, mas entenderem também como parte do processo é feito diretamente pela inteligência artificial.

Assim, muitas funções mais “operacionais” acabam sendo substituídas pelas máquinas, que adotam tecnologias cada vez mais dinâmicas e que facilitam a comunicação entre as máquinas e as pessoas. Os colaboradores passam a ter o trabalho facilitado e agilizado, ganhando produtividade no processo, na medida em que sistemas inteligentes tornam as etapas criativas e produtivas muito mais fáceis de serem realizadas.

Nessa nova realidade, todos os sistemas e máquinas podem comunicar-se entre si, tomando decisões de forma autônoma e sem interferência de algum especialista. E o que as pessoas especializadas farão nesse cenário? Elas vão atuar, em diversas ocasiões, como supervisoras de processos produtivos ou como gestoras de qualidade.

Por isso é importante entender o que acontece com o profissional de estilo, no caso da indústria da moda, nessa nova realidade de máquinas que geram e trocam informações entre si. Entenda como se destacar nesse meio para que seu trabalho continue sendo necessário e para que ele faça realmente diferença em todo o processo.

Em um cenário cada vez mais exigente, as empresas pedem profissionais qualificados e flexíveis, assim como ocorreu na Terceira Revolução Industrial. Em vez de especialistas que são focados em apenas uma função, hoje são valorizados os profissionais que têm uma ampla noção do processo produtivo, indo além da suas funções específicas.

Principalmente desde a Quarta Revolução Industrial, os funcionários passaram a ter uma postura diferente e outra formação. Foi aí que eles perceberam que não deviam conhecer apenas uma determinada área, mas entender a dinâmica da produção de uma maneira mais completa, trabalhando como multitarefas e estando familiarizados com a tecnologia e a gestão de processos.

Ou seja, a Indústria 4.0 exige um profissional com um novo perfil. Hoje é desejável que o colaborador tenha as habilidades técnicas para operar toda a tecnologia que estiver sendo utilizada e, além disso, tenha também a capacidade de gerenciar processos em fábricas inteligentes.

Entre as habilidades importantes para um profissional de estilo, e que servem também para todos os profissionais que quiserem estar em dia para atuar na Indústria 4.0, estão a de ter atitude para aprender sempre, multidisciplinaridade e saber trabalhar em rede e em equipe.

A primeira dica que podemos dar é que você tenha atitude! O profissional de estilo precisa sair da zona de conforto e retomar a vontade de aprender conhecimentos novos e de fazer diferente. O famoso “pensar fora da caixa”. Ou seja, criar além do que ele está acostumado. Você não deve mais aceitar o básico de si mesmo ou de seu colega. Deve virar uma pessoa “incomodada” no bom sentido.

Apenas um profissional inquieto e comprometido com a melhora constante e com o seu próprio aperfeiçoamento – e o de sua equipe – pode estar preparado para as inovações constantes trazidas pela Indústria 4.0. Sem essa atitude, dificilmente você vai conseguir acompanhar todas as novidades da Indústria da Moda, que nunca esteve tão dinâmica.

Em segundo lugar, a nossa dica é para que o profissional de estilo seja multidisciplinar. É ótimo ser um especialista ou ter mais de uma especialidade. Mas é muito importante olhar para o todo e uma visão sistêmica vai ajudar você nisso, a compreender melhor como o seu trabalho tem impacto no resto da empresa.

Isso é fundamental porque cada vez mais sistemas inteligentes e completos, como é o caso da multissolução Audaces 360, incentivam o profissional de estilo a planejar uma coleção tendo todas as etapas do processo produtivo em conta. Assim, quanto mais você souber sobre as outras áreas e o perfil profissional das equipes envolvidas na criação de moda, melhor. Isso ajudará você a criar coleções ainda melhores, com maior qualidade e eficiência.

Cada vez será mais difícil encontrar profissionais de estilo com uma atitude de “isso não é comigo”. Em vez de pensar dessa forma, você deve optar por alternativas como “isso me afeta também, como posso ajudar?”. Essa postura é ainda mais importante se você estiver na liderança da área de Criação. Ajude o seu time a ultrapassar os limites. Procure circular pela empresa, resolvendo falhas que você possa solucionar e que possam trazer impacto positivo não apenas para você, mas principalmente para o time e para a empresa.

E, por último, mas não menos importante: trabalhe em rede. Como o custo de as pessoas se comunicarem hoje é praticamente zero, você pode utilizar diferentes plataformas e recursos, como celulares, aplicativos e redes sociais, para desenvolver ideias e projetos em equipe, integrando talentos e conseguindo resultados muito expressivos com isso.

Olhando para as redes de comunicação que existem em sua empresa atualmente, mas observadas essas comunicações de forma conjunta, você poderá notar que existe uma inteligência coletiva acontecendo. Como profissional de estilo, pode ser um desafio interessante utilizar essa inteligência coletiva a seu favor.

Para isso, é importante que você se organize para que exista uma troca de informação mais eficiente, eliminando ruídos e retrabalhos. Afinal, não é uma única competência que faz a diferença, mas a soma de todas as competências de uma organização.

E para alguém que precise de fontes constantes de informação, aproveitar a rede de comunicação e de ideias da sua própria empresa pode ser um recurso muito valioso para o sucesso. Então aproveite essa nova onda e as oportunidades que a Indústria 4.0 traz ao profissional do estilo para tornar-se ainda melhor na sua área e na sua empresa.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

10/12/2018

Qual a importância da cronoanálise no processo produtivo de moda

Escrito por Audaces

realidade-aumentada-marcas-criam-moda-audaces

06/12/2018

Conheça marcas que criam moda com realidade aumentada

Escrito por Audaces

marcacoes-internas-molde-descubra-importancia-modelagem-audaces

05/12/2018

Descubra qual é a importância das marcações internas em um molde

Escrito por Audaces